Diante de uma realidade em que a verdade (ou versões dela) tenta ser dita por meio do Twitter, será que grandes instituições continuam despertando a fé de cidadãos e consumidores? Na verdade, a confiança é uma das grandes conquistas que um governo ou uma empresa podem ter.
Não por acaso, a pesquisa Global Advisor, da Ipsos, realizada em 23 países, avaliou a forma como as populações de todo o mundo enxergam grandes questões políticas e econômicas. A partir disso, percebeu que posturas mais “pluralistas” têm espaço no âmbito global. Exemplo disso é que dois em cada três entrevistados (67%) teriam maior probabilidade de votar num partido político ou representante que escute pontos de vista alternativos.
Além disso, o estudo mostrou que não há confiança nas instituições e que 81% dos entrevistados não acreditam nos partidos políticos, enquanto 71% também não confiam em seus governos.
Confira mais dados no infográfico.
Crédito: Fernanda Pelinzon
Sobre o estudo
A pesquisa Global Advisor, da Ipsos, entrevistou 16.597 pessoas. Os participantes tinham entre 18 a 64 anos nos Estados Unidos e no Canadá. Nos demais países, os entrevistados tinham de 16 à 64 anos. A pesquisa foi realizada entre os dias 21 de outubro e 4 de novembro de 2016.
A metodologia utilizada foi de painel online e o estudo foi realizado em 23 países (África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica, Brasil, Canadá, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Hungria, Índia, Israel, Itália, Japão, México, Peru, Polônia, Sérvia, Suécia e Turquia). A margem de erro é de 3,5%.