Os consumidores de São Paulo estão mais confiantes. Em setembro, o índice que mede a confiança dos paulistanos aumentou 7,6%, frente a agosto, segundo pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), divulvada hoje (24).
A alta foi influenciada pelo aumento da confiança nos dois queistos que compõem o indicador: Índice das Condições Econômicas Atuais, que subiu 3,4%, e o Índice de Expectativas do Consumidor (IEC), que cresceu 10,4%, no período.
Para a assessoria econômica da Federação, a variação praticamente nula do IPCA, índice que mede a inflação oficial, em julho e a perspectiva de mudança na política econômica, fizeram com que os consumidores se sentissem mais confiantes e otimistas em relação à economia, contribuindo para a elevação do índice pelo terceiro mês consecutivo.
Na comparação anual, contudo, o indicador apresentou queda de 13%.
Confiança nacional
Números divulgados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostram que a confiança dos consumidores brasileiros também subiu em setembro. A alta foi de 0,7% em relação a agosto, puxado pelo componente de expectativas, que mede a confiança em relação aos próximos meses, com avanço de 2,1%.
Por outro lado, a percepção sobre o momento presente recuou 2,2% e chegou ao menor patamar desde 2009, impulsionado pela sucessão de notícias ruins a respeito do desempenho da economia. A proporção dos consumidores que avaliam o momento atual como bom caiu para 11,8% (contra 12,5% na leitura anterior), enquanto os que avaliam a situação como ruim somam 49% (contra 47,1% em agosto).
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