A confiança do consumidor paulistano registrou queda de 23,4% em outubro, na comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo indicador da FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo).
Com a queda, a confiança do paulistano chegou a 88,8 pontos. O indicador varia de zero a 200 pontos, sendo que quanto mais próximo de zero, o indicador fica na zona negativa.
Na comparação mensal, o indicador avançou 3,8% – o que pode indicar uma possível estagnação na zona do pessimismo e não uma tendência de melhora da confiança, segundo a Federação.
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Para a FecomercioSP, o consumidor paulistano está cada vez mais apreensivo devido às turbulências socioeconômicas atuais, e a retração anual do índice está diretamente relacionada à deterioração do quadro macroeconômico, em que o aumento do desemprego, em conjunto com o crédito mais caro e restrito, juros e inflação mais elevados afetam de maneira negativa a confiança e mantêm o consumidor pessimista, especialmente em relação às suas condições financeiras atuais.
Considerando os indicadores, o ICEA (Índice de Condições Econômicas Atuais) registrou queda recorde de 47,7% em relação a outubro de 2014. Já o Índice de Expectativas do Consumidor (IEC) apresentou queda de 9,1% na mesma base comparativa.
Na classificação por renda, os consumidores com rendimentos acima de 10 salários mínimos ainda estão mais confiantes em relação às condições econômicas atuais do que aqueles com menor renda.
“A baixa confiança do consumidor continuará se traduzindo em um comportamento mais conservador nos próximos meses, o que deverá impactar diretamente as vendas do varejo”, disse a Federação em nota. “Para o Natal a tendência é que o consumidor ainda fuja de novos endividamentos e, consequentemente, evite a compra de itens de maior valor, como eletrodomésticos e eletrônicos, concentrando os gastos em itens mais acessíveis”.
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