“Conexão com o divino”. É assim que Luiz Seabra, um dos criadores da Natura, define o ideal da empresa. Fundada em 1969, a multinacional brasileira de cosméticos comemora 50 anos com uma exposição especial, inaugurada na sexta-feira (30), na planta de Cajamar, Região Metropolitana de São Paulo (SP).
A marca, com mais 1,7 milhão de consultoras espalhadas pelo Brasil, teve sua primeira loja aberta por Luiz na rua Oscar Freire. Durante evento de apresentação da mostra para jornalistas, o executivo comentou sobre seus ideais e objetivos na criação da marca e o conceito dos produtos.
Com o objetivo de desenvolver novos produtos com características artesanais, Luiz buscava clientes em frente à loja física, com atendimento direto.
“Acredito que a vida é um encadeamento de relações, em que tudo é interdependente. Nossas escolhas buscam desenvolvimento sustentável, a beleza livre de estereótipos e o poder das relações. As emoções e a conexão com o divino são o que a cosmética pode trazer, uma melhor relação de mente e corpo para a pessoa se sentir melhor no mundo”, afirma Luiz.
Em comemoração ao aniversário, a Natura promoveu diversas ações, como o lançamento da nova estratégia de comunicação: “O mundo fica mais bonito com você”.
LEIA TAMBÉM
Empresas sustentáveis: o que podemos aprender com elas?
O movimento questiona o papel da marca e o que a empresa pode trazer para melhorar o mundo. A iniciativa faz parte do posicionamento da marca em determinadas causas, como a proteção ao meio ambiente, promoção da diversidade, inclusão e sustentabilidade.
Dividida em três fases, a ação irá mostrar as atividades da marca internacionalmente, destacar o que cada um pode fazer por um mundo melhor e incentivar a união pela mudança.
Pedro Passos, conselheiro e cofundador da Natura, destaca a planta da fábrica da Natura em Cajamar em um terreno desafiador para esse tipo de construção, com a presença de uma antiga linha férrea e terrenos irregulares. A unidade foi inaugurada em 2001.
“O jeito que ela integra natureza, tecnologia, acolhimento e transparência só reforçam mais o espírito e os valores da Natura”, comenta Pedro, engenheiro e um dos consultores da empresa.
Guilherme Leal, copresidente da Natura, ressalta a integração entre inovação, tecnologia e propósito da produção da marca.
“Nós somos um coletivo, somos uma obra coletiva. Nada fala mais ou sintetiza mais a Natura do que o lema ‘bem estar bem’. Você não vai mudar o mundo, tornar a sociedade mais inclusiva e cuidar do planeta se você não cuidar da sua própria essência. Precisamos nos conhecer, percorrer o caminho de satisfação pessoal e de conexão com o mundo”, diz.
Conceito da Mostra
Desenvolvida e idealizada pelo curador Marcelo Dantas, a exposição em homenagem aos 50 anos da multinacional mistura os produtos da marca com a ideia de rede, defendida e presente na história da empresa, segundo o artista.
Com cordas, balanços e redes, Dantas conta que a ideia surgiu após a primeira reunião com executivos da Natura.
“Você não constrói uma empresa sem relações, sem ética e sem força das conexões. É isso que a exposição traz, a ideia da rede, da conexão e da ousadia”, completa.
+ SOBRE A NATURA
Natura anuncia inovação e empoderamento do consumidor após compra da Avon
Natura, Renner, Itaú e B3 firmam compromisso com o clima
Casa Natura Musical estreia plataforma de arte digital gratuita