/
/
Computadores identificam personalidade por ‘curtidas’ no Facebook

Computadores identificam personalidade por ‘curtidas’ no Facebook

Uma pesquisa britânica e americana mostrou que computadores podem identificar melhor alguns traços de personalidade do que amigos e familiares a partir das "curtidas" dadas por usuários do Facebook.

A pesquisa, um trabalho em conjunto da Universidade de Cambridge e da Universidade de Stanford, envolveu dezenas de milhares de voluntários.

Um modelo criado no computador analisou as “curtidas” destes voluntários no Facebook e deduziu o caráter da pessoa em cinco traços de personalidade, conseguindo resultados melhores neste teste do que os apresentados pelos irmãos, mães e até parceiros dos voluntários.

A equipe de pesquisadores reconheceu que a personalidade de uma pessoa é mais complexa do que estes cinco traços. Mas, acrescentou que os resultados da pesquisa mostram que os computadores podem superar os humanos.

As descobertas sugerem algumas associações interessantes. Por exemplo, os fãs do seriado britânico Dr. Who que estão no Facebook tendem a ser tímidos. Já os fãs do programa Big Brother são conservadores ou convencionais.

A pesquisa foi divulgada na publicação científica PNAS.

Pegada digital

Os pesquisadores das duas universidades já tinham afirmado que as “curtidas” no Facebook poderiam ser usadas para prever uma variedade de informações pessoais, incluindo a orientação sexual e política do usuário.

Neste estudo, os cientistas quiseram ir mais longe e colocaram humanos contra máquinas para ver quem se sairia melhor fazendo julgamentos sobre o caráter humano e personalidade.

Youyou Wu e os colegas usaram dados coletados entre 70.520 usuários do Facebook que se ofereceram para participar da pesquisa. O sistema de seus computadores ligava automáticamente as “curtidas” a cinco traços de personalidade: amabilidade, retidão, extroversão, neurose e sinceridade.

Os usuários do Facebook preencheram um questionário sobre sua personalidade e pediram a colegas, amigos e familiares para agir como testemunhas de seu “caráter”, preenchendo uma outra pesquisa.

Os cientistas então compararam todos os resultados para ver como o modelo de computador se saiu ao resumir a personalidade do usuário.

Ao analisar apenas dez “curtidas” do usuário no Facebook, o computador se saiu melhor do que um colega de trabalho para avaliar a personalidade do usuário.

Analisando 70 “curtidas”, o computador conseguiu competir com um amigo ou com a pessoa que dividia o apartamento com o usuário do Facebook.

Usando 150 “curtidas”, a máquina conseguiu superar um membro da família, mas não o parceiro da pessoa. Para superar o poder de dedução destes, foram necessárias 300 “curtidas”.

A pesquisadora Youyou Wu afirmou que, levando-se em conta o fato de que um usuário do Facebook tinha em média 277 “curtidas” em seu perfil, a máquina tinha um terreno amplo para trabalhar.

“Pode ser surpreendente, pois as pessoas geralmente são boas para julgar personalidades. É intuitivo pensar que as pessoas próximas nos conhecem muito bem, então é ainda mais impressionante que os computadores sejam capazes de nos superar em nossa especialidade”, disse a cientista.

Mas, para Wu, agora as pessoas passam muito tempo online, o que dá uma vantagem aos computadores.

“Amigos e colegas podem apenas nos ver em um número limitado de situações, então eles têm menos informações. Computadores podem acessar muitas informações relevantes sobre nós e têm uma enorme capacidade de memória.”

“E eles podem fazer julgamentos de uma forma consistente, sistemática, mas os humanos podem ser parciais”, acrescentou.

Alan Redman, um psicólogo que estuda personalidade, afirmou que empresas de propaganda já usam as nossas “pegadas digitais” para elaborar um retrato de quem somos.

E, empregadores também podem checar as redes sociais antes de entrevistar um candidato a uma vaga. “Precisamos tomar cuidado. Temos pouco controle sobre os dados a nosso respeito que estão sendo coletados”, disse.

* Via BBC/Imagem | Charis Tsevis

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]