/
/
Mais da metade das compras de Natal deve ser realizadas pela internet

Mais da metade das compras de Natal deve ser realizadas pela internet

De acordo com pesquisa da consultoria Deloitte, 57% das pessoas pretendem gastar menos nos presentes neste ano

O comércio eletrônico está fazendo cada vez mais parte da vida do consumidor. Neste Natal, segundo a consultoria Deloitte, fará mais ainda. Isso porque, pela primeira vez, a maioria das compras da data festiva deverá ser feita por meios digitais.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

De acordo com um levantamento feito pela Deloitte, 51% das compras relacionadas às festas de fim de ano serão feitas em lojas online. Há dois anos, esse percentual não ultrapassava os 43%. Entre os principais motivos para se comprar na internet estão preço (51%), maior oferta de mercadorias (60%) e praticidade (53%).

Um dos motores deste crescimento foi a rede social. A Deloitte pesquisou o comportamento dos compradores para o fim do ano e percebeu que postagens em redes como Facebook, Instagram e Twitter estão sendo fundamentais para converter interesse em vendas.

O levantamento apontou que 31% dos entrevistados entre 18 e 24 anos se dizem muito influenciados pelas mensagens nas redes. O percentual, no entanto, vai diminuindo conforme a idade: 30% nos consumidores entre 25 e 30 anos, 26% entre 31 e 40 anos e, finalmente, 21% para aqueles que têm mais do que 40 anos. Mesmo assim, ao menos um a cada cinco clientes compram por indicação ou publicidade nas redes.

“Cada vez mais, as redes sociais estão influenciando as compras no e-commerce. As pessoas olham os comentários de amigos e de outros consumidores antes de optar por um produto ou rede varejista”, afirma Reynaldo Saad, sócio-líder da Deloitte.

Internet sempre presente

Mesmo que apenas metade das pessoas pense em comprar os presentes no fim do ano, a internet aparece na jornada de nove a cada dez consumidores. A pesquisa mostrou que 93% dos consumidores navegarão na internet atrás de presentes, mesmo que finalizem as compras em uma loja física.

“Para cada etapa desse processo de compra, o consumidor brasileiro indica um canal diferente como preferência, caracterizando-se como phygital (físico e digital), que percorre meios físicos e digitais”, afirma Saad.

Natal pouco otimista

Apesar da economia apresentar resultados de melhora, 34% das pessoas ainda se veem em situação financeira pior do que a de 2016. Outros 28% disseram não ter apresentado melhoras em suas contas.

Por conta disso, 57% dos entrevistados pela Deloitte afirmam que vão gastar menos nas compras de Natal deste ano. Entre os principais gastos estão os investimentos em uma ceia mais farta (68%), compras de roupas (61%) e os presentes ocupam apenas a terceira posição (58%).

Isso acontece porque os brasileiros ainda estão preocupados com as dívidas. Para 47% dos ouvidos, a meta agora é pagar aquilo que se deve. Outros 37% afirmam que estão interessados em economizar. Para Saad esses números podem ser vistos com otimismo, mesmo com a tendência de um Natal de gastos mais tímidos.

“O fato de o motivo de se gastar menos ser a quitação de dívidas, ou economizar, sinaliza um avanço na maturidade financeira do consumidor, o que é positivo do ponto de vista econômico”, afirma ele. “Apesar de não favorecer o comércio, que sempre busca aumento das vendas, em especial, nessa época do ano.”

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]