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Mais da metade das compras de Natal deve ser realizadas pela internet

Mais da metade das compras de Natal deve ser realizadas pela internet

De acordo com pesquisa da consultoria Deloitte, 57% das pessoas pretendem gastar menos nos presentes neste ano

O comércio eletrônico está fazendo cada vez mais parte da vida do consumidor. Neste Natal, segundo a consultoria Deloitte, fará mais ainda. Isso porque, pela primeira vez, a maioria das compras da data festiva deverá ser feita por meios digitais.

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De acordo com um levantamento feito pela Deloitte, 51% das compras relacionadas às festas de fim de ano serão feitas em lojas online. Há dois anos, esse percentual não ultrapassava os 43%. Entre os principais motivos para se comprar na internet estão preço (51%), maior oferta de mercadorias (60%) e praticidade (53%).

Um dos motores deste crescimento foi a rede social. A Deloitte pesquisou o comportamento dos compradores para o fim do ano e percebeu que postagens em redes como Facebook, Instagram e Twitter estão sendo fundamentais para converter interesse em vendas.

O levantamento apontou que 31% dos entrevistados entre 18 e 24 anos se dizem muito influenciados pelas mensagens nas redes. O percentual, no entanto, vai diminuindo conforme a idade: 30% nos consumidores entre 25 e 30 anos, 26% entre 31 e 40 anos e, finalmente, 21% para aqueles que têm mais do que 40 anos. Mesmo assim, ao menos um a cada cinco clientes compram por indicação ou publicidade nas redes.

“Cada vez mais, as redes sociais estão influenciando as compras no e-commerce. As pessoas olham os comentários de amigos e de outros consumidores antes de optar por um produto ou rede varejista”, afirma Reynaldo Saad, sócio-líder da Deloitte.

Internet sempre presente

Mesmo que apenas metade das pessoas pense em comprar os presentes no fim do ano, a internet aparece na jornada de nove a cada dez consumidores. A pesquisa mostrou que 93% dos consumidores navegarão na internet atrás de presentes, mesmo que finalizem as compras em uma loja física.

“Para cada etapa desse processo de compra, o consumidor brasileiro indica um canal diferente como preferência, caracterizando-se como phygital (físico e digital), que percorre meios físicos e digitais”, afirma Saad.

Natal pouco otimista

Apesar da economia apresentar resultados de melhora, 34% das pessoas ainda se veem em situação financeira pior do que a de 2016. Outros 28% disseram não ter apresentado melhoras em suas contas.

Por conta disso, 57% dos entrevistados pela Deloitte afirmam que vão gastar menos nas compras de Natal deste ano. Entre os principais gastos estão os investimentos em uma ceia mais farta (68%), compras de roupas (61%) e os presentes ocupam apenas a terceira posição (58%).

Isso acontece porque os brasileiros ainda estão preocupados com as dívidas. Para 47% dos ouvidos, a meta agora é pagar aquilo que se deve. Outros 37% afirmam que estão interessados em economizar. Para Saad esses números podem ser vistos com otimismo, mesmo com a tendência de um Natal de gastos mais tímidos.

“O fato de o motivo de se gastar menos ser a quitação de dívidas, ou economizar, sinaliza um avanço na maturidade financeira do consumidor, o que é positivo do ponto de vista econômico”, afirma ele. “Apesar de não favorecer o comércio, que sempre busca aumento das vendas, em especial, nessa época do ano.”

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