Um carro, além de ser um meio de transporte cobiçado por muitos, é sinal de status e poder. Mesmo quem não é apaixonado pelo mundo automotivo sabe que um carro de uma marca de luxo é mais imponente do que um modelo popular. Mas o que faz com que o consumidor escolha trocar de carro, seja por um mais simples ou um mais arrojado?
Diversos pontos afetam o cliente quando o assunto é adquirir um carro novo ou usado pela primeira vez, ou até trocar o antigo. Para falar sobre o assunto com propriedade, conversamos com a Kavak, startup de seminovos da América Latina. E já adiantamos: o preço não é o maior influenciador nesse processo de compras.
Guilherme Spinace, Diretor de Customer Journey da Kavak, explicou que, um dos motivos que levam o cliente a procurar um novo modelo de automóvel é quando a família aumenta. “A escolha de vender, comprar ou trocar de carro está atrelada ao momento de vida do consumidor, em sua grande maioria”, começa. “A família que aumenta é sem dúvida uma etapa importante, que pode levar alguns compradores a escolherem vender um carro – com o objetivo de ter liquidez imediata para readequar o orçamento”, acrescenta Guilherme.
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É comum que nesses casos o comprador opte por modelos Sedan ou SUVs, que, além de conforto e segurança, proporcionam mais espaço. “Uma das vantagens do carro seminovo, que é importante destacar, é que os consumidores conseguem acessar um modelo ou versão superior de automóvel que gostam, com mais opcionais, com o mesmo orçamento”, completa Guilherme.
Motivos por trás da troca de carro
Cada família ou indivíduo tem seus motivos pessoais para querer um carro novo. “Alguns consumidores buscam por carros mais econômicos, outros com um grande espaço interno e versatilidade, outros optam por modelos automáticos. Há ainda quem opte por comprar um segundo ou terceiro carro para este momento da vida”, conta Spinace.
Ele completa falando sobre o perfil do consumidor brasileiro, que é mais criterioso na hora de fazer um investimento de valor elevado. “Dessa forma, ele dedica mais tempo na procura por um carro e navega mais na plataforma em busca do modelo que melhor atende às suas necessidades antes de decidir fechar o negócio.”
No site da Kavak esses critérios de busca podem ser facilmente selecionados: o cliente pode facilmente usar os filtros indicados no site (localização, marca e modelo, ano, faixa de preço, tipo, transmissão, status do carro, quilometragem, cor, assentos e combustível) ou usar a barra de buscas.
Para os mais tradicionais, a visita às lojas ainda é o método mais escolhido para conferir os modelos. “Inclusive, muitos consumidores aproveitam a ocasião da família que cresce para conhecer pessoalmente os modelos disponíveis, entrar nos carros e conhecer os detalhes de cada um. Isso pode ajudar na decisão de compra em alguns casos”, explica Guilherme.
Modelos de carro mais procurados
Os dados do primeiro semestre de 2023 fornecidos pela Kavak mostram quais são os automóveis preferidos do consumidor. “O Jeep Compass garantiu a primeira colocação geral, o que reflete o interesse dos consumidores em ter um SUV na garagem”, compartilha Spinace.
Na sequência, o Hyundai HB20 e o Ford Ka não ficaram tão para trás – carros mais populares e que cabem no bolso do consumidor. “O HB20 foi o mais popular entre os Hatch, enquanto a primeira colocação na categoria Sedan ficou com o Toyota Corolla e o Fiat Toro entre as Picapes”, adiciona.
Para as famílias grandes, os escolhidos são os SUVs, como dito anteriormente. Isso acontece porque, além do espaço interno ser maior, grande parte deles conta com uma terceira fileira de assentos, conta o diretor. “No dia a dia, podem facilitar a vida dos pais. Assim como as minivans, que atendem muito bem famílias numerosas.
A região também molda a preferência da população pelos modelos de carro. “A indústria automobilística está sempre evoluindo, portanto, é importante fazer uma pesquisa atualizada e considerar as necessidades específicas da sua família ao escolher um veículo”, completa Guilherme.
Preço não é o ponto mais importante
Por mais que seja um investimento alto e de longa duração, os automóveis não são escolhidos apenas pelo preço, segundo Spinace. “Muitos consumidores estão dispostos a fazer o investimento pensando no conforto e segurança da família, ainda que o carro usado tenha preços mais acessíveis, o valor dos automóveis é afetado por variáveis econômicas diversas, que podem impactar na escolha dos consumidores, que têm orçamentos financeiros a considerar.”
Ao optar por um carro seminovo certificado, o comprador pode levar para casa um veículo substancialmente mais equipado pelo mesmo preço que pagaria em um carro de entrada 0 km, com poucos itens de série – o que acaba encarecendo caso o consumidor deseje adicionar mais itens. “O seminovo pode oferecer mais opcionais ou estar mais aderente à necessidade atual de cada cliente, que são limitantes em termos de custo para quem vai comprar um 0km”, finaliza Guilherme.