Pesquisar
Close this search box.
/
/
O comportamento de cada geração e como conquistá-las no pós-pandemia

O comportamento de cada geração e como conquistá-las no pós-pandemia

Mudanças de hábitos e comportamentos pedem alterações na forma como marcas se comunicam

Grandes mudanças, como as trazidas pela pandemia de coronavírus, resultam em novos comportamentos, não importa qual seja a geração do indivíduo. De acordo com o relatório Consumidor do futuro 2022, da WGSN, alguns dos novos hábitos esperados para os próximos dez anos já estão sendo vistos atualmente.

Isso porque o momento de pandemia acelerou inúmeros processos, fazendo com que mudanças significativas em hábitos de consumo ocorressem, principalmente aqueles relacionados com a conectividade.

Todos vivem um processo de mudança, mas como cada geração lida com esses novos formatos traz variações que precisam ser entendidas na hora da elaboração da comunicação da marca ou da criação de uma estratégia de lançamento, por exemplo. Essa é a chave para conquistá-las no pós-pandemia.

O que mudou no comportamento de cada geração

Uma das principais marcas apontadas pela WGSN para entender o consumo do futuro é a conectividade. Isso porque, durante a pandemia, grande parte das atividades passaram a acontecer no ambiente online. Nesse quesito, uma geração acaba chamando atenção: é a geração Z, nascidos entre 1995 e 2010, e que cresceram já na Era da Internet.

Isso quer dizer que as outras gerações ficam de fora desse movimento? Pesquisas apontam que não. A presença online chegou para ficar independentemente da idade dos indivíduos, apesar de ser mais comum entre os mais novos. Dessa maneira, conquistar pessoas da geração X (nascidos entre 1965 e 1980) ou Baby Boomers (nascidos entre 1946 e 1964), também é algo que precisa ser feito pelo universo online.

Quando se fala em millenials – a geração Y – os que nasceram entre 1981 e 1994, o comportamento também teve o mundo online como mediador, seja nos hábitos de entretenimento, seja por conta da necessidade pelo trabalho remoto, por exemplo.

Por não serem uma geração “intermediária”, que nasceu no analógico, mas viveu intensamente a ascensão da internet, pessoas de 25 a 35 anos compõem um importante grupo dos chamados “novos consumidores”, que trazem consigo características como busca por elementos mais simples na jornada de compra, mas que seja feito de maneira equilibrada, como aponta o relatório da WGSN.

O mundo mais conectado

Se a conectividade a todo instante já era algo presente na vida de muitos, a pandemia impulsionou ainda mais esse movimento. Isso porque todas as relações sociais passaram a existir no ambiente online, desde a vida profissional até o contato com os familiares (inclusive os mais velhos, que passaram a contar com a Internet para se comunicarem).

Com uma vida baseada na conexão e no mundo online, os hábitos de consumo também mudaram, fazendo com que a publicidade e o marketing online ganhassem mais força, assim como o varejo pela internet.

De acordo com dados da pesquisa Webshoppers, da Ebit/Nielsen em parceria com o Bexs Banco, o comércio online teve crescimento de 47% em 2020, batendo recorde em quantidade de vendas. De acordo com o estudo, o e-commerce vai fazer cada vez mais parte do dia a dia das pessoas de todas as idades, mas é imprescindível que as empresas e marcas saibam garantir a boa experiência do consumidor e conquistá-los de verdade.

Nesse jogo de conquistas, são muitas as variáveis. De acordo com o relatório da WGSN, O Consumidor do Futuro 2022 e 2023, algumas marcas de comportamento serão impulsionadas especialmente pelo momento da pandemia e da alta conectividade. Conhecendo essas tendências de comportamento, também relacionadas com as gerações, é possível conquistar consumidores a partir do que esperam das marcas.

O que esperar para os próximos anos

Segundo relatório de tendências de consumo para 2022, da WGSN, existem três perfis principais que merecem atenção: os estabilizadores, os comunitários e os novos otimistas.

  • Estabilizadores: a geração X e os millennials (Y) são os principais membros dessa categoria, que buscam por mais estabilidade e equilíbrio nos próximos anos. Para eles, o que mais chamará atenção é a simplicidade, lojas menos abarrotadas, sites mais limpos visualmente, e uma experiência que transmita mais calma, e menos estresse ou pressa.
  • Comunitários: também composto por millennials e a geração X, esse grupo busca fortalecer comunidades e valorizar comércios hiperlocais. Além disso, têm a tendência de se desprender cada vez mais dos grandes centros.
  • Novos otimistas: como o nome diz, esse grupo espera pela felicidade e praticidade, e é composto por todas as gerações, dos genZ aos Baby Boomers. Nesse caso, buscam mais facilidade na hora do consumo e esperam a intermediação da internet e suas inovações para isso.

 

Se para você 2022 já parece estar logo ali, a WGSN também lançou o relatório O Consumidor do Futuro 2023, apontando diferentes comportamentos que devem chamar atenção nos próximos dois anos e que as marcas e empresas devem estar de olho.

Entre os principais perfis, a empresa especializada em tendências, indica quatro principais: antecipadores, novos românticos, inconformados e condutores. Estes perfis mostram uma continuidade do que é esperado a partir de 2022, como estabilidade e senso de comunidade.

  • Antecipadores: buscam a estabilidade e a segurança após período de incertezas. Por isso, é interessante pensar em lançamentos periódicos, programas de assinatura e fidelidade, entre outros.
  • Novos românticos: valores comunitários continuarão em alta, além da fuga de grandes centros. Para conquistar esse público, a WGSN indica iniciativas com laços emocionais, naturais e mais sustentáveis, com foco no bem-estar.
  • Inconformados: um perfil mais ativista e tecnológico, que busca, de certa maneira, reconstruir o mundo através da diversidade. Ações voltadas a produtos transculturais e que valorizem diferentes formas de cultura e vida chamam a atenção dessas pessoas.
  • Condutores: flexibilidade e multi habilidades são marcas desse grupo, que buscam por mais experiências que despertem novos sentidos e modos de levar a vida. Varejo gamificado, comércio e-terativo e ecossistemas digitais são vistos como tendências para eles.

 

O que fica claro é que – qualquer que seja o negócio – o impacto das mudanças no consumidor será sentido mais cedo ou mais tarde. O momento pede atenção com as diferentes faixas etárias para entender suas novas formas de se comportar em sua jornada de compra.


+ Notícias 

Chief TikTok Officer e outros cargos inspirados pela Geração Z

Será que a sua marca atende bem a geração prateada? 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]