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Como usar a tecnologia para vender mais?

Como usar a tecnologia para vender mais?

Especialista da SAS revela quais áreas podem ser melhoradas para driblar recessão

Em tempos de recessão, o maior desafio é estimular a demanda do consumidor. Afinal, como sobreviver ao corte de custos enquanto se tenta aumentar a rentabilidade, sem capital para investir? Enquanto alguns executivos levantam a bandeira do investimento em inovação, outros encontram na adaptação através da tecnologia a saída de emergência.

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?Existem inúmeras tecnologias analíticas, mas foi o pensamento analítico, que conseguiu trazer dezenas de milhões de dólares de capital livre para investimento durante a recessão norte-americana em 2008. Ele ajudou as varejistas a sobreviver durante tempos de dificuldade?, afirma Lori Schafer, Assessora Executiva do SAS Institute, uma das maiores empresa de inteligência de mercado do mundo, e coautora do Best Seller ?Branded! How Retailers Engage Consumers with Social Media and Mobile? (em português: Como varejistas podem envolver os consumidores por meio de mídias sociais e mobile).

Segundo a especialista, os consumidores hoje têm um smartphone nas mãos e exigem o direito de poder fazer compras on-line, ?portanto as varejistas não tem escolha: precisam investir em tecnologia. Caso contrário, não haverá um ambiente favorável para aquelas que não investiram quando a recessão acabar?, acrescenta Lori.

Em entrevista exclusiva para o NOVAREJO, ela indicou quais são as três principais áreas que devem ser trabalhadas para que uma empresa do varejo não apenas enfrente, mas saia mais forte da crise. Confira abaixo:

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1. Otimize os preços para aumentar a rentabilidade
Avalie todos os produtos que você vende e garanta que eles estejam precificados ao ponto máximo possível. Isso vai impactar diretamente a sua margem de lucro, pois a elevação de 10% no preço, por exemplo, pode significar aumento de 100% nos lucros em alguns casos.

2. Acelere sua previsão de demanda
Melhore a expectativa de demanda para garantir que a quantidade correta de produtos chegue às lojas. Além do excesso de estoque ser um problema para uma grande quantidade de empresas no varejo, o estoque é o ativo número um no balancete, ao qual o capital está inevitavelmente atrelado. Portanto, é necessário liberar espaço no estoque, processo em que a tecnologia do Big Data Analytics realmente pode auxiliar.

3. Faça ofertas personalizadas e promova a fidelização do cliente
Há ferramentas digitais que permitem definir rapidamente quem são seus principais clientes (às vezes 7% da carteira de um varejista sustenta 39% do negócio). Através da mineração de dados (data mining), é possível descobrir o que esses clientes estão comprando, e quais outros produtos têm maior potencial de venda. Por exemplo, se cada cliente comprar apenas mais um produto adicional, como isso poderia impactar a margem de lucro da sua empresa? Por fim, a tecnologia também pode lhe dizer quem é o seu melhor cliente, o que permite construir ofertas personalizadas de acordo com seu perfil de interesses, elevando as chances de ter a sua preferência.

Leia também:
(Infográfico) Como as empresas lidam com a crise?

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