Pesquisar
Close this search box.
/
/
Como sair das dívidas ganhando pouco

Como sair das dívidas ganhando pouco

Você chegou à conclusão de que o que ganha já não é suficiente para cobrir seus gastos mensais? Infelizmente, você não é o único

Muita gente perde o controle do orçamento e, quando menos espera, se vê em uma situação em que não sabe como sair das dívidas ganhando pouco.

A primeira coisa a fazer é rever seu modo de lidar com o dinheiro e reconhecer que você é o único responsável por estar em apuros e também terá de ser o responsável por sair dessa situação.

Negocie com os credores

Você quer pagar e seus credores querem receber. Então, vá em frente com coragem, negocie, peça desconto e parcelamento. Seja o banco ou o amigo que te emprestou dinheiro, seus credores querem saber que você está se esforçando para honrar seus compromissos e zelar pelo seu nome.

Consolide todas as dívidas em uma só

Você já sabe que o cheque especial e o cartão de crédito cobram os juros mais altos do mercado, não é? Infelizmente, é muito fácil se enterrar nos dois, pois o dinheiro está lá, à sua disposição para usar? e se encrencar. O jeito agora é trocar as dívidas de juros altos por uma dívida só, e de juro mais baixo.

Tente primeiro fazer um empréstimo com um parente ou amigo e pague imediatamente a fatura integral do cartão de crédito, do cheque especial e outras dívidas. Caso não consiga dinheiro emprestado, peça ao banco um crédito consignado, que tem taxas de juros mais baixas, pague todas as dívidas e fique com uma só. É bem mais fácil controlar o orçamento e administrar uma dívida só do que várias ao mesmo tempo.

Consuma só o necessário

É hora de apertar o cinto e aceitar que você passará um tempo sem compras, sem viagens e sem fazer novas dívidas. Antes de comprar qualquer coisa, pergunte-se: preciso mesmo disso? Posso esperar dois ou três meses para comprar esta roupa nova? Assuma uma atitude minimalista por algum tempo, consumindo e usando só o que for realmente necessário.

Cartão de crédito nem sempre é vilão

Se você aprender a fazer uso consciente do cartão de crédito, poderá obter vantagens com ele. Escolha um cartão que ofereça programas de pontos que possam se transformar em mercadorias, viagens ou diárias de hotel. Concentre todas as compras no cartão.

Nunca deixe de pagar o valor total da fatura mensal. Se você não for capaz de fazer isso, é preferível cancelar o cartão para não correr o risco de se endividar novamente. Ou então, quebrar o cartão em pedaços e só pedir outro quando a situação se normalizar.

Gere novas receitas

Para equilibrar o orçamento doméstico, você tem duas opções: ou corta despesas ou gera receitas. E quando você já cortou todos os gastos possíveis? Ainda há a alternativa de gerar renda extra. Pense nos seus talentos.

Faça bolos ou salgados para vender, tome conta das crianças da vizinha, ofereça-se para cuidar de jardins ou de animais de estimação, anuncie aquele seu quarto vago para alugar, comece a dar aulas particulares. Há inúmeras atividades que podem se transformar em reforço para o orçamento.

Use aplicativos de controle de orçamento

Você precisa manter uma visão clara do orçamento doméstico, saber exatamente onde estão os gastos maiores, controlar suas contas bancárias. Essa tarefa não precisa ser complicada nem desagradável: existem ótimos aplicativos para facilitar o controle de sua vida financeira e, consequentemente, ajudá-lo a sair das dívidas, mesmo ganhando pouco.

 

*Via GuiaBolso.

 

Serviço
O que: Recover Money
Quando: 11 de maio de 2016
Onde: FecomercioSP
Realização: revista Consumidor Moderno
Mais informações: www.recovermoney.com.br ou pelo telefone 55 11 3125-2215

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]