Pesquisar
Close this search box.
/
/
Como proteger sua privacidade e seus dados online?

Como proteger sua privacidade e seus dados online?

Especialista aponta cinco passos simples que podem proteger suas informações privadas e manter sua identidade mais segura

Provavelmente, você já chegou à conclusão de que é impossível viver sem recursos digitais hoje em dia. É difícil encontrar alguém que não use aplicativos de banco, redes sociais e que não faça compras pela internet – ainda que de vez em quando. Se por um lado as evoluções digitais facilitam o dia a dia dos consumidores, por outro, o risco de ter seus dados privados expostos e cair em golpes é cada vez maior.

No painel do CONAREC 2022, Osmany Arruda, Mestre em Engenharia da Computação (IPT) e especialista em Segurança da Informação, alerta para o perigo de golpistas na rede e ensina como ter mais segurança no ambiente virtual.

Confira a cobertura completa do CONAREC 2022

Falta de cuidado facilita ataques online

De grandes violações de dados a rastreamento online, está mais difícil do que nunca viver uma vida online “privada”. Nas redes sociais, publicamos fotos com a família, mostramos lugares que frequentamos, compartilhamos nosso dia a dia, damos opiniões… o que te torna um alvo fácil para ataques.

“Se você buscar pelo próprio nome no Google, muito rapidamente você encontrará várias de suas informações pessoais. Nós não temos a cultura de proteger os próprios dados, e por isso estamos sujeitos a cair em golpes”, pontua Osmany Arruda.

“Ainda que a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) exista para proteger os usuários, pouco adianta quando ele mesmo disponibiliza suas informações pessoais na internet”, completa. Esses dados podem ser resgatados e vendidos para empresas, ou, no pior dos casos, serem usados para aplicar golpes e ataques cibernéticos.

Como garantir a segurança dos dados na internet?

Ao fazer algumas alterações simples em seus dispositivos e contas, você pode manter a segurança contra tentativas indesejadas de terceiros de acessar seus dados, bem como proteger sua privacidade daqueles com quem você não concorda em compartilhar suas informações.

O especialista orienta para cinco mudanças simples que você pode fazer para se proteger online:

1. “A primeira dica, que parece óbvia mas não é seguida por muitos, é: Não forneça seus dados pessoais a ninguém, a menos que você tenha a certeza de o site acessado é autêntico e seguro”, recomenda Osmany Arruda;

2. Nas redes sociais, evite “posts ostentação”, como fotos de viagens, produtos importados, ambientes sofisticados, pois eles tornam você um alvo mais fácil de ataques e golpes, especialmente sequestros-relâmpago.

3. Use senhas fortes e diferentes para seus acessos online. “O Facebook, Instagram e outras redes sociais são uma fonte de informações que podem ajudar golpistas a adivinharem senhas fracas, como datas de nascimento, nome dos pais ou cônjuges, placa do veículo etc., além de possibilitar um rastreamento completo da sua vida”, adverte o profissional.

4. Para compras online, garanta que a loja é confiável. Encontrou alguma promoção “boa demais para ser verdade”? Provavelmente ela é falsa. Além disso, muitos sites não utilizam um bom sistema de segurança, tornando-se mais vulneráveis a ataques de hackers em busca de dados dos clientes.

5. Senhas fortes são a proteção mais importante contra roubo de identidade e hackers. Inclua senhas ou códigos de acesso para todos os seus dispositivos e apps, ensina o especialista.


+ Notícias

Transformando o atendimento a partir de soluções em nuvem

A nova realidade exigida pela revolução digital na América Latina

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Rhauan Porfirio | Nathalia Parra


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Rhauan Porfirio | Nathalia Parra


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]