Todos os dias eu me pergunto como ainda existem empresas que não estão cadastradas no Google. Será que seus proprietários nunca se perguntaram o porque de seus concorrentes aparecerem, e eles não? Será que não sentem o impacto de não estar presentes no mundo digital? Recentemente passei por uma situação que fez realmente parar para pensar sobre o assunto.
Eu precisei me mudar de região em São Paulo, indo para um local geograficamente oposto a minha antiga casa. Isso me fez procurar uma nova escola para meu filho. Foi ai que meu primeiro desafio surgiu. Eu não conhecia ninguém nesse novo bairro que tivesse filho da mesma idade que o meu, e não tinha conhecimento algum sobre como eram as escolas da região. Como especialista em marketing digital, meu primeiro impulso, obviamente, foi buscar no Google escolas que fossem mais próximas, e posteriormente levantar os pontos positivos e negativos de cada uma, por fim decidindo para qual meu filho deveria ir.
O problema é que 80% das escolas da região não estavam cadastradas no Google. E não ache que estou falando apenas de escolas pequenas. Escolas de grande porte também não apareciam, principalmente as mais tradicionais. Isso me obrigou a pegar o carro e rodar a região em busca dessas escolas inexistentes na web, encontrando, no final, uma opção que aparentemente atendia minhas necessidades e expectativas.
Agora eu pergunto, e se eu não pudesse fazer esse “tour” de carro pelo meu novo bairro? E se eu tivesse que sair da cidade em busca de atender à minha necessidade, ou do estado, ou do país? Ou digamos apenas que meu tempo seja mais escasso do que a média e não posso me dar ao luxo de gastar horas olhando empresa por empresa cruzando a cidade?
É justamente nesse ponto que a ferramenta da Google, Google Meu Negócio pode ajudar. De uma forma muito simples, uma das regras de funcionamento do Google é que quando alguém busca algo na internet, quer seja um serviço ou um produto, o buscador da Google te oferece alternativas que coincidem com a proximidade da origem da busca. Ou seja, a chance daquele comércio que está do lado da sua casa, ou empresa, aparecer se torna muito grande.
Pode parecer óbvio no dia a dia, mas geralmente as pessoas não cruzam a cidade de um ponta à outra atrás de um serviço que podem encontrar nas proximidades. Quando falo disso, falo das pequenas empresas, dos negócios básicos, como uma padaria, uma papelaria, um mercadinho, não falo de um fornecedor grande. Até mesmo empresas precisam comprar coisas básicas, e não podem dispender do tempo de seus funcionários para ir a uma grande loja, ou jogar tempo fora aguardando um serviço no outro lado da cidade, como um encanador, por exemplo.
O mais interessante é que o cadastro no Google Meu Negócio, além de aproximar os pequenos negócios, é gratuito, e permite que seus clientes façam referências a sua loja, o que aumenta a visibilidade para outras pessoas que buscarem pelo mesmo tipo de produto ou serviço, na região. Isso amplia significativamente as entradas da empresa.
A dica é para as empresas, mas mesmo os donos delas podem ver esse processo na prática, basta buscar um restaurante, para almoçar, usando o seu “OK Google” do celular. Se você não bloqueia sua localização, algo que só 5% da população faz, a pesquisa irá te retornar locais próximos de onde você está.
A mesma coisa acontece com outros segmentos, como o de serviços. Veja a Mango, por exemplo. Se uma empresa precisa de uma agência de marketing digital e está em São Paulo ou em São José dos Campos, sempre que alguém buscar por esses termos, ela irá aparecer como sugestão de fornecedor, assim como outras empresas relacionadas ao serviço e que estejam na região. Eu sei do que estou falando, não só pela expertise do meu trabalho, mas também pela prática dessa dica na minha própria empresa.
Então, se sua empresa ainda não está no Google Meu Negócio recomendo que vá agora se cadastrar, te garanto que receberá novos leads, além de alimentar as conexões digitais da sua região de forma saudável, e que te possibilita receber recomendações e atestados de qualidade vindo diretamente do seu público alvo.
Daniel Galvão é publicitário especializado em mídias digitais e fundador da Mango Digital.