Pesquisar
Close this search box.
/
/
Como inserir a cultura de startup no seu negócio

Como inserir a cultura de startup no seu negócio

Durante apresentação na Apas Show 2017, varejistas e especialistas falam sobre como negócios nascentes têm impactado o varejo e como lidar com isso

As startups já são realidade no universo de negócios brasileiro. Embora o País ainda esteja bem longe de ser um Vale do Silício, o ecossistema de startups por aqui não pode ser ignorado. No varejo, já vemos movimentos fortes de empresas nascentes enxergando oportunidades em gaps que o setor ainda não sabe resolver sozinho. Como lidar? O debate que aconteceu nesta manhã no Apas Show 2017 tentou responder a esta pergunta.
O maior evento supermercadista do País, o Apas Show acontece nesta semana, em São Paulo, e tem como tema o Empoderamento. Neste sentido, colocar as startups como ferramentas de empoderamento dos negócios do setor tem seu sentido.
“O tema de startups ainda não próximo da realidade dos supermercados”, afirma Silvio Laban, professor do Insper, que mediou o debate realizado nesta manhã (3) com especialistas e varejistas sobre o tema. “Ainda são mundos que não se encontraram totalmente. Mas estamos passando por uma revolução e a pergunta que fica para o segmento é qual é o futuro que vocês enxergam do negócio?”, questionou Cássio Spina, sócio da Altivia Ventures e um dos maiores especialistas em investimento anjo do País.
Um fato não pode ser ignorado, segundo o especialista: as pessoas, em geral, não gostam de ir aos supermercados. “Elas enxergam como perda de tempo e tempo é algo valioso”, afirmou. “Existe um problema aí e quando você tem um problema, muitos modelos de negócios podem ser criados. Alguém pode passar por cima do seu negócio”, provoca. Atender às necessidades dos consumidores – ainda que sejam necessidades que nem eles ainda enxergam – é ponto de partida para as empresas abraçarem a cultura de startup.

Capacidade de criação

Essas soluções, segundo Spina, não passa necessariamente por tecnologia. “A questão é a capacidade de criação. Não precisamos ser o maior, o mais inteligente, mas aquele que se adapta mais rápido e é por isso que as startups dão certo, porque elas mudam toda hora e se adaptam todos os dias”, explica o especialista.
O que conta, diz, é a metodologia de negócios e o modelo. “O que fez o Uber mudar o mercado não foi a tecnologia em si, mas o atendimento às necessidades latentes dos usuários”, diz.
Rodrigo Segurado, da Cirrus Management Consulting, afirma que diante da automação, os negócios precisam colocar aspectos mais humanos na gestão. “Temos duas virtudes: criatividade e relacionamento. E para criar inovação precisamos pensar em por que, em que e como”, afirmou.
“As grandes empresas estão sendo atropeladas por essas pequenas empresas. Metade das empresas da Fortune 500 de 2000 desapareceu por conta do digital. O tempo médio das empresas era de 50 anos, agora é de 12 anos”, disse. “O desafio do varejo é encontrar o caminho entre o produto e o consumidor que traga resultados e lucro. Para isso, a gente precisa usar criatividade e relacionamento para entender o que o consumidor quer. Precisamos transformar o varejo em serviço. A economia agora é de demanda, está no nicho e não na escala”, explicou.

De cima para baixo

Abraçar e criar uma cultura de startup é um processo que acontece de cima para baixo. “As lideranças precisam abraçar a ideia. Caso contrário, o processo não acontece”, afirma Spina. Um exemplo desse processo é a Magazine Luiza. Assim que Frederico Trajano assumiu a presidência da empresa inseriu a cultura digital na companhia e colocou como prioridade a transformação da empresa em uma companhia digital com pontos físicos.
“Ele trouxe um plano de inovação digital e esse plano tem uma visão de transformar a empresa”, afirmou Eduardo Galanternick, diretor de e-commerce da Magazine Luiza. Para isso, a empresa atua com cinco pilares: inclusão digital, loja digital, muticanalidade, plataforma digital e cultura digital.
Neste processo, a loja precisa ser transformada, disse. Na rede, ela passa a ter três papeis. “O processo de venda demorava em torno de 45 minutos. Agora, com as ferramentas para os vendedores e os estoquistas esse tempo caiu para cinco minutos”, afirma. Além disso, o papel da loja é vender serviços. “O terceiro papel da loja é ser um ponto da cadeia de distribuição. A ideia é entregar mais rápido”, afirmou.
De todas as estratégias da companhia, contudo, a cultura digital é a mais importante. “A cultura digital é o que a gente aprendeu com essa forma de lidar com a tecnologia e o modo como trabalhamos com times integrados”, disse.
Integração
Nem sempre, porém, é preciso criar uma startup para conseguir ser mais ágil e resolver problemas. Basta apoiar e investir em alguma. É o que defende João Kepler, sócio da Bossa Nova Investimentos e um dos maiores investidores em startups do País. “O varejo precisa se reinventar e, muitas vezes, para isso, é preciso trazer a inovação para dentro”, afirmou. “É a forma mais barata para resolver seus problemas”, disse.
Para ele, o varejo preciso olhar para dentro de casa, entender toda sua cadeia e enxergar o que não funciona, o que faz o negócio perder eficiência e o que dá errado. A partir daí, é passar essa demanda para os funcionários a fim de tentar criar uma estrutura interna ou encontrar no ecossistema uma startup que resolva o problema.

O modelo mudou

“Hoje é preciso entender a loja como um negócio de abastecimento residencial”, afirmou durante a apresentação Caio Camargo, da Virtual Gate. “O business do supermercado é esse. Então, vocês precisam entender como colocar o negócio nesse cenário”, afirma.
O especialista diz que se uma startup nasce a partir de um problema, o varejista pode fazer o mesmo caminho para tornar o negócio mais ágil. “Não se trata de tecnologia apenas. O supermercado já vem criando startups a partir do próprio negócio e dentro do corebusiness. O que vem agora? Veja se essa solução extrapola o negócio”, afirma.
Para abraçar a cultura de startup, é preciso entender o que o negócio faz bem e criar oportunidades a partir daí. Na outra ponta, é preciso entender quais são os gaps e os problemas que o setor tem. Como é possível resolvê-los? A resposta pode estar dentro da empresa ou fora dela.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]