Quais são os atributos da sua marca? O que é experiência de compra? Essas foram algumas das questões debatidas no Ciclo de Encontros NOVAREJO, realizado ontem (24/02) pela plataforma NOVAREJO. O evento reuniu um grupo exclusivo de executivos de marketing de redes varejistas de diversos segmentos.
Com o tema ?como diferenciar a experiência do cliente pelos atributos da marca??, o evento contou com a mediação de Jacques Meir, diretor de conhecimento e plataformas de conteúdo do Grupo Padrão, que iniciou o debate discutindo a relação transacional x relacional. Segundo Meir, em um passado não muito distante as relações entre varejista e consumidor eram baseadas somente nas transações e atualmente a construção da marca deve ser desenvolvida em função do cliente, para estabelecer relações e criar laços emocionais.
Entre os participantes estava Renata Soares, gerente de marketing da rede de móveis Etna, que definiu a essência de sua marca como sendo ?design e preço?. No que diz respeito à experiência de compra, Renata afirmou que a rede oferece um circuito para a jornada do cliente nas lojas, para que ele se inspire nos ambientes criados com artifícios que estimulam a compra, com base nos atributos da marca. E para aqueles que pretendem realizar a compra de maneira mais rápida, as lojas possuem atalhos para facilitar o processo.
Já a Netshoes, loja virtual de artigos esportivos com DNA 100% digital, busca oferecer ao cliente uma experiência de compra rápida e sem atrito na internet. Bruno Couto, diretor de marketing da rede, afirmou que a empresa busca inspirar o consumidor por meio do esporte e o reposicionamento da marca é uma constante no negócio.
A rede de estética Onodera estava representada por Lucy Onodera, diretora de franquias da rede e William Silva, gerente de marketing. O slogan ?trata suas formas, realça sua beleza? traz para a consumidora a ideia de ser elegante e atraente, dentro de suas possibilidades. Para atender às novas necessidades do mercado, a empresa investe constantemente em novos produtos e serviços, que tragam resultados mais rapidamente para as clientes, e em recursos que melhorem a experiência do consumidor. ?Queremos implantar no site da rede uma forma de acesso à agenda das unidades, para que as clientes marquem suas visitas, por exemplo. O grande gargalo para isso, hoje, é a TI?, comenta.
Damiano Sanna, gerente de marketing da marca Extra, do grupo GPA, falou sobre o desafio de reposicionar a marca, que está passando por um processo de transição. Sanna acredita que o fator preço já não é motivador suficiente para levar o consumidor às lojas da rede.
Ao final do encontro todos os participantes afirmaram que a troca de experiência foi bastante válida e gerou insights importantes para cada varejista. Afinal, os modelos são diferentes, mas o consumidor é o mesmo.
A cobertura completa da edição de março do Ciclo de Encontros você confere na próxima edição da revista NOVAREJO.