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Como acelerar a expansão das redes varejistas?

Como acelerar a expansão das redes varejistas?

No Seminário de Investimentos NOVAREJO, mostrou as possibilidades e caminhos a percorrer

Seja qual for a forma de se financiar, em geral as empresas precisam de tempo para se adequar às modificações. Cristina Pereira, diretora de desenvolvimento de empresas da BM&F Bovespa, acredita que estamos passando por um período de ?arrumar a casa?, mas não pode ser de forma mito acelerada. ?Se fizer correndo vai aumentar os custos e o choque cultural pode ser traumático e gerar frustração?, afirmou.

Esse foi um dos pontos discutidos no painel sobre as estratégias para acelerar a expansão das redes varejistas, no Seminário de Investimentos NOVAREJO.

Existem algumas formas de crescer no varejo: o qualitativo e o quantitativo. Algumas empresas optam por ganhar muita escala e muitas vezes não se preocupam com a qualidade do desempenho.

Sandoval Martins, CFO do Buscapé Company, falou sobre o novo momento da empresa. ?Há dois anos mudamos a estratégia. Nosso foco não é mais crescer, agora é estamos buscando rentabilidade?, contou. Martins afirmou que abrir o capital da empresa é um processo de transformação.

?Faturamento não é lucro?, afirmou Marco Tulli Siqueira, head de equity da Tullet Prebon Brasil Corretora de Títulos e Valores Mobiliários. ?É bom ter escala, mas o crescimento da empresa deve ser saudável?, completa.

De acordo com Jean Passos, diretor administrativo financeiro do Giraffas Administradora de Franquias, o momento atual é oportuno para captar investimentos. ?Os investidores estrangeiros olham o mercado brasileiro com bons olhos, porque eles visam o longo prazo. Não importa o tamanho da empresa, o que eles levam em consideração é a geração de caixa atual e as projeções?, explica.

Segundo Cristina, mais de 40% das empresas que chegam à bolsa de valores passaram por um private equity (investimento financeiro). A especialista disse que tem espaço na bolsa tanto para empresas pequenas, quanto para as maiores e citou o exemplo da Magazine Luiza, que chegou com um faturamento já alto, e a Lelis Blanc, que tinha faturamento baixo e está se desenvolvendo bem.

Independente da forma de crescimento o varejista deve pensar e incorporar a tecnologia. ?A tendência é o comércio eletrônico, não vai dar para fugir disso?, afirma Sandoval. ?O e-commerce é um canal de distribuição importante e o futuro é a integração do varejo on e off-line?, conclui.

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