Pesquisar
Close this search box.
/
/
Comida de preguiçoso? 10 curiosidades sobre o miojo

Comida de preguiçoso? 10 curiosidades sobre o miojo

De comida de solteiros sem habilidades culinárias a receitas gourmet, passando por redação do Enem e até hambúrguer. Conheça mais sobre o famoso macarrão

O macarrão instantâneo foi lançado no dia 28 de agosto de 1958, e se chamava Chicken Ramen. Seu idealizador foi Momofuko Ando, nascido em Taiwan, em 5 de março de 1910, quando a cidade ainda estava sob ocupação japonesa. Mudou-se ainda muito jovem para o Japão. Ando inventou o Miojo Lamen e o macarrão instantâneo em copos, o Cup Noodles.

O taiwanês (naturalizado japonês) Momofuku Ando fundou a indústria de alimentos Nissin-Ajinomoto em 1948. O produto de mais sucesso da empresa foi o macarrão instantâneo Nissin Miojo.

A invenção do produto, que cozinhava em apenas 3 minutos, foi do próprio fundador, que criou o Lamen em 25 de agosto de 1958. Hoje a produção mundial do macarrão é de 85,6 bilhões de porções por ano, segundo pesquisa da Nielsen.

Muito popular em terras brasileiras, o alimento conhecido pela alcunha de miojo foi de prato de solteiros preguiçosos ou mães exaustas (existe até um meme na internet que diz que a cada vez em que uma mãe dá miojo para o filho, uma fadinha morre) até versões gourmet. Sim, até isso conseguiram gourmetizar.

Hoje até o Google comemora a data com um doodle que homenageia Ando.

Veja 10 curiosidades sobre o macarrão:

1. Uma pesquisa apontou que para os japoneses, a invenção mais importante do século XX no país é o macarrão instantâneo, logo depois do karaokê;

2. Um estudante escreveu na redação do Enem 2012 justamente uma receita de miojo. O que abalou a reputação do exame e popularizou ainda mais o macarrão;

3. Em 2012, foi criado em Nova Iorque o Ramen Burger, um sanduíche que apresenta o macarrão cozido e compacto em formato de pão e levemente tostado, complementado com um hambúrguer de carne bovina e uma saladinha para dar um visual mais saudável;

4. No mesmo ano a Nissin preparou chefs especialistas na iguaria, por meio de um curso para 300 chefs. As aulas podem ser vistas por streaming a partir de casa. Ao final da transmissão, os alunos podiam imprimir seu diploma em ?Miojologia?;

5. Estima-se que 80 bilhões de pacotes de Nissin Miojo sejam consumidos anualmente em todo o mundo. No Japão foram construidos dois museus em homenagem ao produto;

6. O nome Miojo só é utilizado no Brasil. Em outras partes do mundo, o macarrão instantâneo é chamado de Lamen;

7. O sabor Galinha Caipira é o preferido dos brasileiros, segundo a Associação Brasileira de Massas Alimentícias;

8. A China é o maior consumidor de macarrão instantâneo do mundo, com 44,2 bilhões de porções por ano;

9. O alimento é preparado rapidamente por ser previamente cozido e depois desidratado num processo de fritura;

10. O tempero de algumas marcas contém mais sódio que o indicado para o consumo de um dia inteiro. Mas muitos fabricantes estão diminuindo as quantidades a fim de tornar o produto mais saudável.

 

Leia mais:

Conheça 20 mitos e verdades sobre a sua alimentação

Coca-Cola celebra garrafa símbolo da marca em campanha

Cinco fatos sobre sobre design de consumo que você precisa saber

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]