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Comércio paulista vive maior crise da história

Comércio paulista vive maior crise da história

Estudo da FecomercioSP revela que apenas dois setores vem sendo poupados pela recessão. Veja quais são eles

A maior crise já vivida pelo comércio paulista ainda persiste, atingindo de forma aguda a maior parte das atividades varejistas e sem mostrar sinais de arrefecimento. Nesse cenário de desalento e baixas perspectivas, duas atividades vem conseguindo ao menos se manter imunes a quedas em suas receitas reais e mostrando taxas de crescimento, ainda que modestas: os supermercados e as farmácias e perfumarias.

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Diante da inflação crescente, a retração no consumo se tornou inevitável, tanto pela perda de poder aquisitivo das famílias quanto por suas incertezas quanto ao futuro. O impacto imediato foi sentido nos segmentos que comercializam bens duráveis, dependentes de crédito (endividamento futuro) e com elevada relação com oscilações da renda (elasticidade-renda).

Com isso, de acordo com um levantamento feito pela FecomercioSP, o consumo de bens essenciais, como alimentos e medicamentos, com característica justamente oposta, ou seja, pouca relação com oscilação da renda (baixa elasticidade) e independência de crédito foi beneficiado por meio de uma ?migração? de consumo de duráveis para não duráveis. Nessa categoria estão incluídos justamente os Supermercados e as Farmácias e perfumarias, que acabaram por usufruir dessa ?migração? e foram poupados dos reflexos da crise que atinge o varejo nos dois últimos anos.

Para a Federação, o comercio paulista tende a apresentar em 2016 um desempenho muito parecido com o do ano passado, com queda ao redor de 5%. Da mesma forma, os setores de supermercados e de farmácias devem manter seus movimentos de crescimento real, de 6% e 2%, respectivamente. ?Caso o cenário se confirme, será a terceira queda consecutiva do faturamento do setor, que em 2014 registrou recuo de 2,8%?, disse Vitor França, assessor econômico da FecomercioSP, responsável pelo estudo. ?Após três anos seguidos de queda, diante de uma base de comparação tão fraca, é possível que o varejo paulista mostre estabilidade ou até uma leve alta, mas ainda é difícil apostar quando efetivamente veremos o início da recuperação das vendas?, completou o porta-voz.

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O cenário mais provável é o de continuidade do atual quadro de baixo consumo até o final do ano, prevê a entidade, além da tendência de crescimento no desemprego. Paralelamente, uma provável estabilização da inflação nos patamares atuais poderá, por consequência, impedir maiores quedas na massa de rendimentos das famílias, caminhando para a estabilização da mesma.

?Seja qual for o setor, é preciso estar ciente de que o perfil do consumidor mudou, já que as famílias estão sofrendo com a queda da renda e buscando produtos mais acessíveis, que caibam no orçamento?, adverte França. E acrescenta: ?As empresas precisarão otimizar processo, reduzir despesas, aprimorar a gestão de estoques, sem descuidar do principal diferencial do varejo, que é o relacionamento com o cliente.?

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