O comércio varejista tem buscado melhoria de diversas formas para as vendas para o Dia das Mães. No entanto, pesquisa realizada pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de São Paulo aponta mais uma vez consumidores cautelosos para o próximo feriado.
No Estado de São Paulo, expectativa de crescimento de vendas é de 1% em relação a 2013. Mesmo assim, a Federação acredita que a Copa do Mundo vai garantir números melhores, começando pelo Dia das Mães, a segunda data mais importante para o comércio.
O presidente da entidade que representa os lojistas, Mauricio Stainoff calcula que, somados, os feriados de Dia das Mães, Copa do Mundo e Dia dos Namorados terão crescimento nas vendas de mais de 5%. Ele acredita que o turismo injetará dinheiro extra na economia.
De acordo com a pesquisa, ticket médio vai variar entre R$ 160 e R$ 200, com vendas puxadas principalmente pelos setores de vestuário, calçados e tecnologia, como smartphones e tablets. Os setores de alimentação também estão listados como os que alavancarão as vendas na data.
O Sebrae São Paulo também está otimista, mesmo com os resultados abaixo da expectativa esperados por especialistas do setor para o decorrer do ano. O Sincomércio de Araraquara fez uma análise interessante sobre as horas antecedentes ao feriado da Páscoa, quando os lojistas de todo o País tiveram que improvisar, reduzindo os preços dos produtos de última hora para conseguir vender o estoque e diminuir o prejuízo.
O órgão orienta os varejistas a utilizarem mecanismis como kits promocionais, parcerias com o comércio local, uso das redes sociais, embalagens e brindes, vale-presente, aperfeiçoamento de equipe e extensão de horários de atendimento.
Dicas do Sebrae:
– O cliente quer ser percebido e valorizado
– Promova a data nas redes sociais
– Utilize o mailing list/cadastro
– Invista na vitrine
– Planeje a localização dos produtos na loja
– Dê incentivos aos seus vendedores
– Distribua Brindes
– Planeje o Atendimento
Expectativa para as regiões de SP
A Federação de Lojistas de São Paulo analisou separadamente regiões importantes do Estado, que podem refletir nas demais unidades da Federação. Para o comércio do Bom Retiro, em São Paulo, o aumento de vendas esperado é de 0,5% em comparação ao mesmo período do ano passado.
Na região do grande ABC, aumento igual: 0,5%. Lá, os setores que mais devem faturar são os de vestuário e calçados. Cosméticos, joias, eletrônicos e alimentação também serão bastante procurados. Em Praia Grande, litoral do estado, a entidade espera crescimento igual aos dois interiores: 0,5%.
Na região de Campinas, interior do estado, a expectativa é de estabilidade nas vendas com crescimento próximo a 0,7% em relação ao ano anterior. Em Ribeirão Preto, a expectativa é a mais positiva de todas as regiões pesquisadas: 2% maior que 2013. Em São José dos Campos, mais estabilidade e vendas fracas: 0,5%.