O Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) lançaram, nesta sexta-feira, 24, a iniciativa Click Saudável. O projeto conta com uma página na internet para orientar a população na compra de produtos de saúde em sites de comércio eletrônico.
O início da ação foi marcado pela assinatura de Termo de Cooperação com a plataforma MercadoLivre e pelo edital de convite ? que será divulgado nos próximos 30 dias ? para outras empresas de comércio eletrônico aderirem à iniciativa.
Entre os assuntos que serão abordados na plataforma estão alimentação, medicamentos, tabaco, produtos químicos, saúde e beleza. O site também realizará enquetes sobre o perfil de comportamento e consumo dos usuários da internet. Com uma linguagem simples e direta, o objetivo é favorecer o contato do cidadão com o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária e os órgãos de defesa do consumidor.
20 direitos que a maioria dos consumidores não conhece
?É uma satisfação colocar à disposição do brasileiro uma ferramenta como o Click Saudável. No momento em quem o Ministério da Saúde busca mudar a consciência e valorizar a prevenção e promoção da saúde, a parceria da Anvisa com o MercadoLivre é a possibilidade de dialogar com a sociedade em outro patamar. Ganha a sociedade brasileira e ganha também a empresa, por uma ação de responsabilidade e ética social. E também ganha o Estado brasileiro que contará com uma ferramenta e parceiros comprometidos para ajudar no papel regulatório?, comentou o ministro da Saúde, Arthur Chioro.
A parceria com o MercadoLivre prevê a inserção de 12 milhões de anúncios publicitários com informações de utilidade pública do Click Saudável, visando orientar os consumidores que procuram por produtos de saúde no site. Além disso, a empresa vai fornecer à Anvisa os dados dos responsáveis por publicidades irregulares e uma ferramenta de busca e remoção desses anúncios. Atualmente, os produtos de beleza e saúde respondem à sétima colocação entre os itens mais vendidos no MercadoLivre.
Você pesquisa preços antes de efetuar a compra?
Os anúncios institucionais terão mensagens chamando a atenção do internauta para que ele se informe sobre produtos irregulares e propagandas enganosas. São frases como ?Comprando cosméticos pela internet? Saiba como proteger sua saúde?; ?Vai fazer tatuagem ou maquiagem definitiva? Confira algumas dicas?, entre outras. Todos os anúncios terão um link para o portal, onde serão publicados conteúdos adequados, estimulando decisões de consumo mais conscientes.
?A ação, além de combater o comércio irregular de produtos de saúde na internet, é uma proposta para fazer uma mudança na forma como fazemos regulação. Com o dinamismo da internet, o Click Saudável coloca a vigilância sanitária em pé de igualdade com quem faz comércio na internet?, avaliou o Diretor-Presidente da Anvisa, Jaime Oliveira.
?O MercadoLivre é o primeiro site de e-commerce do Brasil. Estamos atingindo compradores online com a divulgação de informações e identificação de produtos. O objetivo é controlar o comércio dentro da plataforma?, disse o diretor do site MercadoLivre Brasil, Leandro Soares.
Fonte: Assessoria de Imprensa.