A classe C, que há alguns anos mostrava sinais de ascensão social e aumentava seu poder de consumo, hoje sofre com a alta do desemprego e da inflação. Na tentativa de manter o padrão de vida, os consumidores estão racionalizando gastos, principalmente no que se refere ao lazer e alimentação.
?A maior parte da população de baixa renda precisou fazer cortes nos últimos meses?, afirma Bianca Ambrósio, gerente de estatística da TNS Brasil. As categorias mais impactadas têm sido as compras mensais, o lazer e os financiamentos de longo prazo. ?As pessoas não deixam de comprar, mas começam a racionalizar. Ainda não chegamos a uma crise tão forte para que a classe C volte ao padrão de consumo anterior ao da ascensão?, diz.
Segundo a TNS, os consumidores têm mudado suas estratégias de consumo. Entre as principais mudanças estão a intensificação na busca por promoções, compra em menor quantidade, corte de produtos de determinadas categorias e pesquisa de novas marcas. Apesar disso, os consumidores da classe C buscam itens mais baratos dentro do rol de produtos já testados, antes de arriscar novidades. ?Agora que esses consumidores se acostumaram com produtos de um nível melhor, dificilmente vão trocar por um inferior. A saída pode ser usar menos ou buscar promoções?, analisa Bianca.