A marca de cosméticos Maybelline conseguiu um grande sucesso nas redes sociais com uma jogada de marketing inteligente, embora os turistas não possam vê-lo sozinhos. Um vídeo viral da marca alcançou 60.000 curtidas no TikTok até o momento, mostrando um projeto de inteligência artificial que não existe no mundo real. Apesar disso, o vídeo se tornou um caso de sucesso.
A Maybelline, conhecida por seus produtos de maquiagem, utilizou essa estratégia para promover sua máscara de máscaras e anunciar seu novo produto, o rímel Sky High Mascara Express. A empresa adicionou de borracha gigantes aos vagões do metrô e ônibus de Londres. Quando o vagão chega à estação, um enorme rímel 3D é exibido e os efeitos de borracha saltam para frente e para trás, dando uma ilusão de “volume” aos passageiros.
Essa mesma abordagem foi adotada em um ônibus de dois andares, com um conjunto semelhante de garrafas de borracha acima da janela frontal superior. A intenção era criar uma campanha disruptiva e se destacar no mercado de máscaras de proteção. Delphine Consigny, Diretora de Marketing da Maybelline UK, afirmou ao jornal britânico Metro que o objetivo era ser o destaque entre os produtos de rima existentes no mercado.
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O vídeo chamou a atenção e se tornou uma estratégia de marketing eficaz, influenciando muitas pessoas a comprar o novo produto e despertando interesse sobre a localização desses imensos rímeis falsos. Porém, muitos se surpreenderam e se sentiram desapontados ao descobrir que tudo era apenas uma criação digital e não algo físico que poderia ser visitado.
Os comentários no vídeo foram positivos, com muitos elogiando a iniciativa e expressando o desejo de adquirir o produto. Uma pessoa atendeu: “Ok, mas isso realmente me faz querer comprá-lo”. Outra pessoa disse: “A equipe de marketing merece um aumento”.
A estratégia da Maybelline foi criar algo surpreendente que fez os consumidores questionarem se era real ou falso, e eles conseguiram alcançar esse objetivo com sucesso. Embora os turistas não possam testemunhar a campanha ao vivo, ela continua a se restringir nas redes sociais, impulsionando a visibilidade da marca e aumentando o interesse pelo produto.
A hora e a vez da Inteligência Artificial
Outro exemplo de como a Inteligência Artificial está sendo aproveitada no marketing foi o recente comercial que a Volkswagen lançou. No vídeo, cria-se um encontro fictício entre a cantora renomada Elis Regina e sua filha, Maria Rita. Juntas, mãe e filha emocionam o público ao cantarem a música clássica “Como nossos pais”, eternizada na voz de Elis.
Embora Elis tenha falecido em 1981, quando Maria Rita ainda era uma criança de apenas 4 anos, os fãs da cantora encontraram em Maria Rita uma conexão especial com a mãe, reconhecendo seu talento e potencial para seguir os passos de Elis na música popular brasileira.
No comercial, Maria Rita assume o volante do Volkswagen ID.Buzz, a versão totalmente elétrica da icônica Kombi, enquanto Elis conduz a versão clássica desse símbolo da Volkswagen no Brasil.
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