/
/
Como desenvolver uma cidade inteligente

Como desenvolver uma cidade inteligente

Especialista da Microsoft explica quais são as etapas para desenvolver uma cidade conectada, que vai otimizar os processos da administração pública

Quando você pensa em uma cidade do futuro, muito provavelmente pensa em carros voadores. A expectativa alimentada pelos desenhos animados vai continuar sendo apenas uma expectativa por um bom tempo. Porém, quando pensamos em futuro mais ”pé no chão”, vamos além dos carros que mais parecem naves.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

Atualmente, o prefeito de um município deve se preocupar com a saúde da população, mobilidade urbana, conservação das áreas públicas e contas da cidade. Então, por que não pensar em todos estes assuntos quando projetamos uma cidade tecnológica?

Esses municípios terão uma coleta de lixo inteligente, um sistema de iluminação que funciona apenas quando as pessoas estão circulando nas ruas e até um mapeamento para saber o perfil das pessoas que ocupam cada região da cidade e como cada espaço é utilizado.

Segundo Alfreado Deak Jr., diretor de defesa e inteligência LATAM da Microsoft, nenhuma cidade ainda está preparada para ser vista como inspiração para o futuro. Mesmo assim, o especialista dá alguns passos para que as cidades inteligentes comecem a ser construídas.

1. Visão de Estado

Para Deak, o primeiro passo para termos cidades inteligentes é mudar a visão dos governantes. É necessário alternar o pensamento de governo para uma mentalidade de Estado. “A partir do momento que você tem uma visão de Estado, você passa a fazer seus investimentos pensando no futuro e não simplesmente nos seus quatro anos de governo”, explica.

Para que a visão dos governantes não se limite ao mandato, seria preciso que o legislativo assumisse o protagonismo. O especialista afirma que uma legislação consistente, que perdure no tempo, é o caminho para um bom planejamento.

2. Otimizar investimentos

Outro ponto é o planejamento adequado dos investimentos em infraestrutura. Para uma cidade que tenha uma iluminação pública mais eficiente, por exemplo, o ideal é que no momento de alguma manutenção no sistema seja feita a instalação de sensores. Neste caso, a administração pública poderia aproveitar a mão de obra que já seria utilizada. A ideia é investir a longo prazo.

3. Conectividade

O diretor de defesa e inteligência da Microsoft ainda explica que é necessário investir em conectividade. Para ele, não é possível criar uma rede de equipamentos conectados apenas com o uso de fibra ótica, maior aposta dos municípios atualmente. “Precisamos ter uma rede Wi-Fi, que pode ser uma rede 4G da própria prefeitura”, afirma Deak.

Só o começo

Mudar a visão dos governantes, otimizar os investimentos, olhar para o longo prazo e investir em conectividade são só as primeiras etapas para a construção das cidades do futuro. “A parte de infraestrutura física é só o primeiro passo. Depois é preciso pensar em como usufruir da informação que vem pela IoT”, complementa Deak.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]