Pesquisar
Close this search box.
/
/
Cidadão de baixa renda enfrentou 4,98% de inflação em 2013

Cidadão de baixa renda enfrentou 4,98% de inflação em 2013

Índice de Preços ao Consumidor para famílias com até 2,5 salários mínimos mensais (IPC-C1) em 2013 foi divulgado hoje (9) pela Fundação Getúlio Vargas. O IPC-S (Índice geral do País) ficou em 5,63%  

O Índice de Preços ao Consumidor para famílias com até 2,5 salários mínimos (IPC-C1), calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) subiu 0,56% em dezembro contra 0,65% em novembro do ano passado. Assim, a inflação acumulada do ano passado para famílias de baixa renda ficou em 4,98%, abaixo do índice geral do Brasil (IPC-S), que encerrou 2013 com 5,63%.

No site da FGV, o economista André Braz explicou o resultado. “Essa diferença entre os dois índices se construiu através da influência de itens que desaceleraram no ano: a tarifa elétrica, preço da gasolina e ausência de reajustes na tarifa de ônibus urbano”, disse.
 
Isso porque a conta de energia elétrica para residências caiu mais de 16% no ano passado. Este gasto tem peso maior para famílias de baixa renda. O preço da gasolina pelo contrário subiu, mas este tem uma influência menor para quem ganha até 2,5 salários, que em sua maioria, anda de ônibus. E o ônibus quase não sofreu reajustes, o que representaria maior peso dentro do IPC-C1. 
 
Para janeiro, o economista estima que o resultado do IPC-C1 seja parecido com o de dezembro (0,56%), captando o reajuste das mensalidades escolares e o aumento nos gastos com alimentação in natura – porque este segmento de produto sobe de preço nessa época. Para o mês seguinte, o que pode onerar o bolso do cidadão de baixa renda é um eventual ajuste nas tarifas de ônibus, já que os prefeitos de algumas cidades já anunciaram que irão fazê-lo. 
 
Segundo a FGV, sete das oito classes de despesa componentes do índice apresentaram decréscimo em suas taxas de variação: 
 
– Habitação (0,77% para 0,54%);
– Alimentação (0,80% para 0,71%); 
– Despesas Diversas (1,26% para 0,48%); 
– Comunicação (0,77% para -0,02%); 
– Vestuário (0,78% para 0,52%);
– Saúde e Cuidados Pessoais (0,43% para 0,37%); e 
– Educação, Leitura e Recreação (0,51% para 0,45%). 
 
Nestes grupos, os destaques partiram dos itens: tarifa de eletricidade residencial (1,87% para 0,34%), laticínios (-1,75% para -4,14%), cigarros (1,93% para 0,68%), tarifa de telefonia móvel (1,42% para 0,26%), roupas (0,97% para 0,61%), artigos de higiene e cuidado pessoal (0,68% para 0,26%) e passagem aérea (21,82% para -10,73%), respectivamente. Em contrapartida, apresentou acréscimo em sua taxa de variação o grupo Transportes (-0,03% para 0,67%). Nesta classe de despesa, a principal influência partiu do item gasolina, cuja taxa passou de -0,20% para 4,04%.
 
Confira os gráficos:
 
 
 

Fonte: IBRE/FGV

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]