/
/
Cidadão de baixa renda enfrentou 4,98% de inflação em 2013

Cidadão de baixa renda enfrentou 4,98% de inflação em 2013

Índice de Preços ao Consumidor para famílias com até 2,5 salários mínimos mensais (IPC-C1) em 2013 foi divulgado hoje (9) pela Fundação Getúlio Vargas. O IPC-S (Índice geral do País) ficou em 5,63%  
Legenda da foto

O Índice de Preços ao Consumidor para famílias com até 2,5 salários mínimos (IPC-C1), calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) subiu 0,56% em dezembro contra 0,65% em novembro do ano passado. Assim, a inflação acumulada do ano passado para famílias de baixa renda ficou em 4,98%, abaixo do índice geral do Brasil (IPC-S), que encerrou 2013 com 5,63%.

No site da FGV, o economista André Braz explicou o resultado. “Essa diferença entre os dois índices se construiu através da influência de itens que desaceleraram no ano: a tarifa elétrica, preço da gasolina e ausência de reajustes na tarifa de ônibus urbano”, disse.
 
Isso porque a conta de energia elétrica para residências caiu mais de 16% no ano passado. Este gasto tem peso maior para famílias de baixa renda. O preço da gasolina pelo contrário subiu, mas este tem uma influência menor para quem ganha até 2,5 salários, que em sua maioria, anda de ônibus. E o ônibus quase não sofreu reajustes, o que representaria maior peso dentro do IPC-C1. 
 
Para janeiro, o economista estima que o resultado do IPC-C1 seja parecido com o de dezembro (0,56%), captando o reajuste das mensalidades escolares e o aumento nos gastos com alimentação in natura – porque este segmento de produto sobe de preço nessa época. Para o mês seguinte, o que pode onerar o bolso do cidadão de baixa renda é um eventual ajuste nas tarifas de ônibus, já que os prefeitos de algumas cidades já anunciaram que irão fazê-lo. 
 
Segundo a FGV, sete das oito classes de despesa componentes do índice apresentaram decréscimo em suas taxas de variação: 
 
– Habitação (0,77% para 0,54%);
– Alimentação (0,80% para 0,71%); 
– Despesas Diversas (1,26% para 0,48%); 
– Comunicação (0,77% para -0,02%); 
– Vestuário (0,78% para 0,52%);
– Saúde e Cuidados Pessoais (0,43% para 0,37%); e 
– Educação, Leitura e Recreação (0,51% para 0,45%). 
 
Nestes grupos, os destaques partiram dos itens: tarifa de eletricidade residencial (1,87% para 0,34%), laticínios (-1,75% para -4,14%), cigarros (1,93% para 0,68%), tarifa de telefonia móvel (1,42% para 0,26%), roupas (0,97% para 0,61%), artigos de higiene e cuidado pessoal (0,68% para 0,26%) e passagem aérea (21,82% para -10,73%), respectivamente. Em contrapartida, apresentou acréscimo em sua taxa de variação o grupo Transportes (-0,03% para 0,67%). Nesta classe de despesa, a principal influência partiu do item gasolina, cuja taxa passou de -0,20% para 4,04%.
 
Confira os gráficos:
 

Fonte: IBRE/FGV

Compartilhe essa notícia:

Recomendadas

MAIS +

Veja mais noticias

Movimento reforça a consolidação do mercado de CX e aponta para um futuro orientado por IA, dados e plataformas integradas
Verint e Calabrio unem forças para expandir o CX
Movimento reforça a consolidação do mercado de CX e aponta para um futuro orientado por IA, dados e plataformas integradas.
Empresas nunca souberam tanto sobre o consumidor e, ainda assim, compreendem tão pouco o que ele realmente sente.
O consumidor não quer apenas ser previsto. Quer ser compreendido
Empresas nunca souberam tanto sobre o consumidor e, ainda assim, compreendem tão pouco o que ele realmente sente.
Por que a Renner decidiu entrar no mercado de perfumaria fina
Movimento acompanha a expansão do mercado de beleza e reforça a estratégia da varejista de ampliar sua presença na rotina de consumo dos brasileiros.
TikTok Shop celebra o primeiro ano com 134 milhões de usuários e consolidação da compra por descoberta
Em seu primeiro aniversário brasileiro, a plataforma mostra avanço de 161 vezes nas vendas por lives e uma rede de criadores que cresceu 46 vezes.

Webstories

SUMÁRIO – Edição 297

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa | Runway


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]


Leandro Carvalho
[email protected]

Marcelo Malzoni
[email protected]

Rodrigo Santinelo
rodrigo.santinelo@gpadrao.com.br

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Carolina Paes
Danielle Ruas 
Marcelo Brandão
Victoria Pirolla

Head de Arte
Camila Nascimento

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Leonam Dias

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

Rebeca Andrade – Ensinamentos e Aprendizados O futuro do entretenimento no Brasil NBA é a melhor experiência esportiva do mundo Grupo Boticário, em parceria com a Mercur, distribui gratuitamente produtos inclusivos.