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Chilli Business: por dentro do universo de marca da Chilli Beans

Chilli Business: por dentro do universo de marca da Chilli Beans

Com um histórico de inovações e colaborações, a Chilli Beans evoluiu de um ponto de venda alternativo para um negócio especializado em gestão de marcas e franquias.

Com o início de sua história em 1997, com uma pequena banca alternativa, a Chilli Beans se tornou nos últimos anos a maior marca de óculos da América Latina. Hoje, com cerca de 6 mil vendedores e mais de 25 milhões de clientes que passam por seus pontos de venda anualmente, a companhia tem um faturamento de R$ 1,2 bilhão. Com suas coleções temáticas, a organização tem como selo a criação de produtos que contam histórias. Como resultado, tem criado uma verdadeira comunidade no Brasil e no mundo.

Hoje, a organização se divide em três marcas: Chilli Beans, Eco Chilli e Ótica Chilli Beans. Além de estar presente em todas as capitais, a marca brasileira está também em 22 países. “São operações sólidas, porque aprendemos a fazer esse mercado. Acertamos o caminho e, hoje, sabemos para onde ir com a internacionalização”, comenta Caito Maia, CEO da Chilli Beans, durante o evento Chilli Business 2024.

Hoje, em seu país de origem, a marca tem 26% do mercado de óculos, enquanto a segunda colocada conta com 9%. Além disso, o universo da comunicação impacta 70 milhões de pessoas nas redes sociais, como resultado de um ativo muito grande de marketing. Quanto ao e-commerce, atrai 15 milhões de pessoas, com 9 milhões de clientes cadastrados na base do CRM.

A marca tem ainda investido em parcerias, como com a pimenta Knorr e com as balas Fini. Além disso, foi a primeira empresa do mundo a lançar uma coleção em parceria com a NASA. Na ocasião, foram enviados quatro óculos ao espaço, que posteriormente serão leiloados. “Hoje, está super normal fazer collab, mas fazemos isso há 22 anos”, reforça Caito. “As empresas nos buscam muito para fazer produtos personalizados, e agora estamos dispostos a exercitar esse mercado. Por isso, estamos abertos para parcerias”.

Lojas próprias viraram franquias

“Nós não somos varejistas, nós não somos fabricantes, nós somos gestores de marcas e especializados em franquias”, pontua Caito ao anunciar que todas as 130 lojas próprias foram vendidas para os franqueados. Com essas mudanças, as unidades passaram a vender 30% a mais. Segundo o CEO da companhia, essa atitude fez com que a marca achasse o seu lugar. “Cada um tem o seu caminho, e esse é o nosso”, frisa.

Após as lojas serem vendidas, surgiu a ideia de fazer convenções para encantar os franqueados. Com isso, foi contratado o diretor artístico do Cirque du Soleil para transformar tais eventos em um show. O resultado foi um navio para cinco mil pessoas, o Chilli Mob Cruise. Porém, esse navio ficou pequeno. Sendo assim, o evento será transformado na Superdose, com cinco mil pessoas presencialmente e 20 milhões online, com transmissão para todo o Brasil.

A novidade será o lançamento da coleção The Beatles. O evento contará também com uma orquestra sinfônica de refugiados iranianos. Essa orquestra tocará músicas da banda de rock britânica, que serão cantadas por Ney Matogrosso. “Só vou dar este spoiler, porque tem um nome mais radical que o outro”, acrescenta Caito. Ele reforça que, apesar de ter dito apenas um ano, o evento reunirá celebridades, pessoas da moda e 500 influenciadores.

Superdose 2025

A marca tem agora se preparado para a Superdose da Chilli Beans. O evento é reconhecido como um dos maiores de lifestyle e inovação do mercado. Além disso, reúne franqueados da marca para uma troca de experiências. Durante o Chilli Business, Caito antecipou as novidades que podem ser esperadas na edição do próximo ano, que antes era realizada a bordo de um navio.

O evento apresenta os principais projetos da empresa ao longo do ano, novidades institucionais, próximos licenciamentos e as coleções que prometem gerar uma grande expectativa no público. Originalmente criada como um evento exclusivo para franqueados e convidados, a Superdose agora se expande para incluir o público final, que vai poder acompanhar todas as próximas novidades do mundo Chilli Beans e viver a experiência transformadora que é fazer parte dessa comunidade.

Caito Maia, fundador da Chilli Beans, ressalta que a mudança foi motivada pelo crescimento exponencial do evento. “O navio ficou pequeno para nós. Construímos uma comunidade muito bacana e próxima de franqueados, influenciadores e imprensa que participam do navio todos os anos. Todos saem de lá com histórias para contar e ao mesmo tempo sem conseguir explicar o que foi aquela experiência. Entendemos que para ampliar ainda mais o alcance dessa mensagem, precisávamos trazer a Superdose para terra firme e conquistar ainda mais pessoas”, comenta.

A edição de 2025, que acontece em março do próximo ano, e vai substituir o Chilli Mob Cruise, contará com ativações inéditas, presença de grandes marcas, celebridades nacionais e uma imersão completa no universo de inovação, música, moda e arte que a Chilli Beans sempre proporciona. O local escolhido será o Vibra, em São Paulo.

*Foto: Assessoria Chilli Beans

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