Com a infinidade de franquias disponíveis no mercado, as áreas de afinidade de cada empresário podem ser a chave do sucesso de um novo negócio. A sócia-diretora da Cherto e da Franchise Store, Filomena Garcia, acredita que é fundamental escolher uma marca com aderência aos valores do empreendedor. Isso terá consequência direta no desempenho posterior.
Para Filomena, é preciso detectar se o franqueador valoriza mais pessoas ou processos. ?O primeiro passo é avaliar o próprio perfil. Não basta ter o mesmo princípio ou valores se isso não for fomentado no dia-a-dia. A cultura de uma marca é passada através de encontros, criando canais abertos de comunicação ? vídeos, newsletters, treinamentos, reuniões regionais, convenções?, assinala.
A palavra de ordem é ?proximidade?. Vale até mesmo para a dura missão de uma marca reverter um franqueado desengajado. ?A franquia tem que entender a causa do desengajamento: se é um problema de equipe, de gestão ou de vendas. Deve-se trabalhar na raiz do problema, in loco, atrair o empresário até a franqueadora, identificar o principal problema e praticar uma ação dirigida?, destaca Filomena.
Já do ponto de vista do varejista, importante é que ele se identifique com o segmento. ?Não adianta fazer uma gestão de negócio somente pelo modelo de negócio financeiro. Cases de sucesso geralmente são resultantes de uma forte identificação entre as partes: aptidão, princípios e valores são essenciais?, comenta a consultora.
Ponto importante segundo Filomena é não buscar o lucro a esmo. ?O lucro tem que estar ligado ao investimento e ao tempo de retorno que o varejista deseja ter. Às vezes o empresário pensa que vai trabalhar duro e conseguir um lucro maior do que o esperado pela marca, mas não existe tem mágica. Se a marca divulga que o lucro será de R$ 5 mil por mês, não adianta almejar um lucro de R$ 10 mil. Ou ele escolhe outra franquia ou compra duas unidades dessa. Não alinhar as expectativas é o grande problema?, finaliza.
Na Spedini Trattoria Expressa, mais importante que experiência, itens como espírito empreendedor e tempo para dedicação ao negócio são avaliados nos candidatos a abrir uma unidade da rede. Para se tornar um franqueado, a rede pede que o candidato tenha, preferencialmente, no mínimo 21 anos, 2º grau completo, além de conhecimentos básicos em matemática financeira, contabilidade e administração de empresas.
Outras aptidões buscadas nos interessados em se tornar franqueados da empresa são a facilidade de comunicação e bom relacionamento interpessoal; senso de organização; habilidade em delegar tarefas, além de possuir relativo senso de liderança. A expectativa de investimento realizado para a abertura de uma unidade da rede é de cerca de R$ 480 mil (incluso taxa de franquia), sem contar o ponto comercial. O faturamento médio mensal de uma franquia é de R$ 125 mil e a rentabilidade varia de 12% a 20%.