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Chega de conforto. É hora de empreender

Chega de conforto. É hora de empreender

Para inovar e sair de conforto, vale a pena soltar a voz e dizer f&*$-se. Conheça duas empreendedoras que seguiram essa “regra”

Uma vida sem falhas significa trabalhar sempre na zona de conforto. Quando abrimos novos caminhos, imprevistos podem surgir no caminho. No Cannes Lions, MT Carney, Fundadora & CEO da Untitled Worldwide, e Tamara Mellon, fundadora da empresa de mesmo nome, duas lideranças femininas conhecidas pela ousadia e poder empreendedor, mostram como é possível se encorajar e enfrentar a inovação sem medo.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

Tamara Mellon foi co-criadora da grife Jimmi Choo. Depois quebrou em outro negócio e agora ressurge com sua própria marca. Já Carney foi diretor de marketing da Disney e deu início a um novo projeto: no caso, a Untitled, uma agência de perfil criativo que se dedica a atender somente startups e marcas legendárias. No Cannes Lions, elas conversaram sobre como é necessário mandar tudo às favas e correr riscos no painel: “F%&*-se. A mãe da reinvenção”.

Elegantes, descontraídas e incrivelmente carismáticas, Carney e Tamara inspiraram a plateia durante sua conversa. “Eu sou completamente transparente sobre o que me afeta… e tive a felicidade de ser completamente honesta no livro que escrevi sobre minha história na Jimmi Choo”, contou Tamara.

Risco

Ela tomou uma decisão muito arriscada ao sair da grife de sucesso e reiniciar sua vida. O motivo que catalisou essa virada na sua vida não foi exatamente o medo de falhar, mas a vontade de correr riscos. “O que eu mais temia era ficar na mesma. Quando criei a Jimmi Choo tinha a motivação de ser independente financeiramente, e depois queria empreender por mim mesma, continuar trabalhando. Fiz umas economias quando sai do meu último emprego e isso foi importante no momento em que resolvi empreender novamente”, falou a executiva, compartilhando sentimentos comuns a todos os empreendedores. A vontade de correr riscos, de fazer algo que traga mais sentido e significado para a própria vida.

MT Carney também procurou entender se Tamara criou uma empresa grande demais para falhar e se a empreendedora tinha essa pretensão. Afinal, Tamara sempre foi uma visionária. Ainda em 2013, ela apostou na Jimmi Choo e levou a marca para um ambiente ainda inexplorado do seu segmento: o universo digital.

A grife atual de Tamara Mellon é totalmente mantém o foco em sapatos. Ela procurou construir a própria marca em torno desse produto, contendo o impulso de diversificar excessivamente a oferta de produtos. Ela diz que os consumidores sabem quando uma marca é falsa e desprovida de propósitos e, por isso, a executiva procura trabalhar para manter a autenticidade e a legitimidade de princípios e valores da marca.

Private equity

Esses mesmos princípios foram levados para o relacionamento com fundos de private equity, justamente os responsáveis pelo investimento na empresa. A receita clássica de aumentar margens, cortar custos e controlar salários não foi bem aceita por Tamara Mellon. Na visão da executiva, se a empresa acredita nas pessoas, não pode haver conflitos com relação à qualidade e ao tipo de oferta oferecido por sua marca. Até por isso, ela simplesmente abriu mano desse tipo de abordagem de negócio.

“O que fiz com meu time foi desenhar um plano estratégico que valorizasse nossa cultura. Temos uma CEO estupenda que rapidamente trouxe o negócio para o e-commerce. Eu estava pronta para mudar minha vida e muitas das coisas que aprendi no processo de criação da marca é ser apaixonada pelo que fazemos e instilar essa paixão nas pessoas”, afirmou Tamara. Além do mais, sua empresa tem uma cultura bem peculiar, uma vez que a operação é sustentada por um grupo 95% feminino. Nas palavras de Tamara: “Somos muito focadas na nossa cultura, conversamos muito durante o dia para criar esses vínculos que tornam o negócio fluido”.

JC Penney

Em uma provocação, Carney questiona se é possível que um negócio seja tudo para todos. Ela critica a atuação de lojas como JC Penney, por exemplo, dedicadas a oferecer uma variedade expressiva de produtos supostamente para atrair um vasto número de clientes. Como manter lojas de alto custo com tanta gente comprando on-line nos EUA. A opinião é compartilhada por Tamara. A sua rede gosta de combinar pop up stores com o e-commerce dentro de uma linguagem que faça sentido para os consumidores.

A executiva da Untitled também falou sobre a importância dos comentários publicados pelas clientes sobre marcas e produtos. De que forma é possível reagir contra uma eventual agressão ou crise de reputação derivada de comentários negativos na rede. Para Tamara, é sempre bom não ficar eufórica ou cética demais com os comentários. É importante verificar a qualidade do comentário e seguir adiante.

Tamara Mellon prova que com elegância, simpatia, boa estratégia e uma cultura bem desenhada, um negócio pode ser criado do nada e ganhar espaço e relevância.

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