No mês de novembro, o ChatGPT completa 1 ano. Em tão pouco tempo, a tecnologia de inteligência artificial (IA) da OpenAI para chatbots revolucionou empresas e a experiência do cliente.
Sam Altman, CEO da OpenAI, anunciou este mês novidades que impactarão ainda mais a experiência com essa tecnologia. Entre os novos recursos para ChatGPT e outras ferramentas de inteligência artificial, Altman afirma que o novo ChatGPT responderá às solicitações dentro de um contexto mais longo, atual e com maior agilidade.
Chamado GPT-4 Turbo, ele terá seus algoritmos atualizados. Muitos usuários reclamavam que o repertório da IA do ChatGPT estava um tanto quanto desatualizado. O novo modelo (ofertado primeiramente para clientes corporativos da OpenAI), inclui informações até abril de 2023. Altman expressou sua intenção de nunca mais deixar as informações “empoeiradas” novamente.
Já a forma como essas informações são obtidas pelo ChatGPT continua sendo um ponto sensível na discussão sobre IA e direitos autorais. Autores e editores ao redor do mundo se dizem insatisfeitos com a forma como seus conteúdos são usados pela OpenAI sem consentimento.
Insira solicitações mais longas no ChatGPT
Voltando às novidades do novo modelo, o GPT-4 Turbo conseguirá entender e processar mais informações (algo em torno de 128 mil “tokens” – 32 mil é a capacidade do GPT-4 convencional). Caso você queira que o chabot da OpenAI análise um documento extenso e forneça um resumo, como o novo modelo você pode inserir muito mais informações de uma única vez.
Outra funcionalidade que irrita usuários da IA é a compreensão daquilo que está sendo solicitado. Segundo a OpenAI, o novo modelo será um “ouvinte melhor”. APIs de “Visão” para geração de imagens também reforçam que a inteligência artificial da OpenAI não é apenas sobre produzir textos e fala, é sobre compreender e gerar conteúdo visual também.
Melhorias para uma indústria de IA em ascensão
Esse salto qualitativo de desempenho em IA com o novo ChatGPT-4 Turbo está muito ligado também a tarefas que exigem instruções para a geração de formatos específicos. Altman, afirma que o modelo pode custar menos para os desenvolvedores, o que ampliará as oportunidades de inovação e criação de produtos, trazendo mais competitividade para o mercado.
Certamente esses avanços, aliados a uma redução de custos, trará um salto ainda maior na indústria de AI e na experiência do cliente. Hoje, o ChatGPT tem mais de 100 milhões de acessos por semana – com apenas 1 ano de existência. Redes sociais geram esse número por dia – mas existem há muito mais tempo. Ao que tudo indica, o novo ChatGPT terá um cenário fértil de ampliação de público para as facilidades da IA nos próximos anos.