A mais conhecida aplicação de um chatbot é o bate-papo que conecta nós, consumidores, a um software com resposta pré-programadas ou ainda calçada uma inteligência artificial. No entanto, essa é apenas uma das aplicações possíveis dessa ferramenta que virou moda entre as empresas.
Uma aplicação possível e nova está sendo oferecida por uma empresa chamada Superare. No CIAB, evento organizado pela Febraban, eles simplesmente apresentaram um chatbot que oferta um financiamento de carro 100% digital.
Na prática, não se trata de uma mera troca de informações sobre valores e modelos de carros. Nesse caso, o chatbot oferece dados sobre um veículo, envia propostas de financiamento e, claro, auxilia na conclusão do negócio entre o cliente e um banco.
“É um chatbot voltado para a oferta de financiamento de veículo e totalmente feita no chatbot. É algo bastante inovador, diferente e simples de se fazer. Além disso, o nosso sistema vai estar integrado à base da empresa, que faz a análise de score do cliente. Dependendo do score, a gente consegue mostrar uma oferta de acordo com o perfil de cada pessoa”, afirma o diretor de vendas da Superare, Rômulo Barbosa.
Rômulo afirma que um grande banco já estaria interessado, mas ele não revela o nome. “Ele tem interesse em implantar essa solução nos próximos meses”, explica. Qual será a próxima fronteira do chatbot?