No próximo dia 14, acontece o dia mundial do diabetes, sem dúvida um dos grandes males da vida moderna em todo o mundo. Para chamar a atenção para a data, a Novo Nordisk, em parceria com a ADJ Diabetes Brasil e a Drogaria Onofre lançaram a campanha chamada “Calcule Seu Risco“.
Entre outras iniciativas, a ideia é oferecer um teste rápido e online para verificar as suas chances em ter a doença a partir de perguntas simples. O teste pode ser acessado AQUI.
A campanha global “Calcule Seu Risco” tem como objetivos, além de chamar atenção para a importância do diagnóstico adequado, incentivar a reflexão sobre como pequenos hábitos do dia a dia podem influenciar no surgimento de doenças crônicas. Dados da maior pesquisa sobre diabetes urbano realizada pela UCL – University College London mostram que a rotina das grandes cidades – falta de tempo, alimentação rica em gorduras e açúcares, pouca prática de atividades físicas e estresse, por exemplo – tem contribuído para o crescimento do número de casos de diabetes.
“A produção de medicamentos que salvam vidas é uma responsabilidade significativa: muitas pessoas com diabetes dependem de nós. No entanto, para derrotar uma doença crônica grave, precisamos fazer mais do que fornecer o remédio certo. Com a nossa plataforma Mudando o Diabetes® e, agora, com a campanha “Calcule Seu Risco”, intensificamos o nosso compromisso em aumentar a conscientização e os índices de prevenção, promover o diagnóstico precoce e promover mudanças que possibilitem vencer o diabetes”, afirma Allan Finkel, Vice-Presidente e Gerente Geral da Novo Nordisk no Brasil.
Números
A data alerta sobre o crescimento dos índices de diabetes ao redor do mundo – de acordo com a Federação Internacional do Diabetes (IDF), em 2015 mais de 415 milhões de pessoas em todo o mundo tinham diabetes, número que deve subir para 642 milhões em 25 anos. No Brasil, são mais de 14 milhões de pessoas com a doença, sendo que cerca de metade delas ainda não sabe que tem a doença.