Juntar os amigos para viajar e beber cerveja. Alguém se opõe? Os empreendedores Diogenes Ostuni e Karla Aleto imaginaram que não. Assim, nasceu o projeto Kombreja. A ideia é transformar a tradicional Kombi em um bar itinerante dedicado principalmente à venda de cervejas especiais.
Para ser colocado em prática, o plano foi lançado pelo Social Beers, uma plataforma de financiamento coletivo de cerveja. O crowdfunding ficará no ar por três meses. A meta é alcançar R$ 40 mil, o custo de viabilização do veículo.
?Quando soubemos da Kombreja, não tivemos dúvidas quanto a apoiar a ideia. O Social Beers foi criado para aprimorar a visão de mercado das cervejas especiais no Brasil e este projeto confirma a nossa intenção de que sempre é possível inovar?, explica Carlos Lima, sócio do SB.
Para Diogenes e Karla, a intenção é expandir a cultura cervejeira, uma oportunidade de melhorar este mercado no país. Os sócios são novos empreendedores, mas apreciadores de longa data da bebida. Ostuni é designer e se aprofundou no nicho quando passou a colecionar garrafas com diferentes visuais. Hoje, promove estudos e análises de rótulos e vasilhames. Para Aleto, a apreciação é herança da família alemã. A idealizadora é sommelier de cervejas pela associação brasileira do setor (ABS) e investe constantemente em outras especializações.
Na visão do casal, a Kombreja será uma oportunidade de compartilhar sua paixão. Fora isso, a Kombi será sustentável, com painel solar para os freezers e outras necessidades, e o preço será acessível, reforçando ideologias positivas. ?Mais do que negócios, queremos expandir a cultura cervejeira?, afirmam no vídeo de divulgação da criação.
Assim como todos os fundings promovidos pelo Social Beers, os usuários interessados participarão do projeto por meio da compra de litros da cerveja Kombreja ? tipo Pilsen. As garrafas serão enviadas para todo o Brasil e o chope ficará disponível para retirada direto no veículo, em São Paulo. Os pacotes custarão entre R$ 12,50 e R$ 2.000, serão acompanhados de outros presentes, além de, para as cotas maiores, uma festa particular promovida pelos idealizadores. Empresas também podem colaborar, adquirindo o direito de inserir seu logo na comunicação da Kombreja durante um ano.