/
/
Carro autônomo a 14 bilhões de quilômetros de distância

Carro autônomo a 14 bilhões de quilômetros de distância

É o quanto fabricantes estimam de testes ainda. A boa notícia é que o veículo automatizado dirige muito mais tempo que os humanos sem cansar

Andar 14,2 bilhões de quilômetros seria o equivalente a dar 354 mil voltas na Terra. Com 14,2 bilhões, aliás, é possível ir e voltar de Marte – 130 vezes.

É esta a distância que Akio Toyoda, presidente da fabricante japonesa de automóveis Toyota, ainda quer percorrer com os seus protótipos de carros autônomos antes de que sejam lançados no mercado com total certeza de segurança. Toyoda, que é neto do fundador da marca, Kiichiro Toyoda, participou na semana passada da tradicional feira mundial de automobilismo Paris Motor Show, e falou dos planos da companhia para sua versão de carro que dispensa motorista.

“Essa tecnologia tem potencial de oferecer mobilidade àqueles que de outra maneira não a teriam, como pessoas idosas ou com necessidades especiais”, disse o executivo, segundo reportagem da Forbes. “Para fazermos isso com segurança, estimamos que sejam necessários 14,2 bilhões de quilômetros em testes, incluindo simulações.”

Conforme explicou Toyoda, a companhia tem duas frentes de pesquisa para novos produtos relacionados a carro autônomo. A primeira, que chamam de “modo guardião”, é uma evolução das tecnologias de segurança já existentes na Toyota, e permite que o automóvel complemente a direção do motorista, podendo assumir a condução eventualmente. A outra, batizada de “modo chofer”, é a que deverá permitir o carro totalmente independente e que poderá ser usado por qualquer um. É esta tecnologia que demandaria os 14 bilhões de quilômetrosestimados por Toyoda.

Tesla e Google na corrida
A estimativa dos japoneses não está muito fora da realidade. O co-fundador e presidente da americana Tesla Motors, Elon Musk, também falou em bilhões de quilômetros de teste, em um post para o blog da empresa que escreveu há alguns meses. “Mesmo quando o software estiver altamente refinado e muito acima do motorista humano médio, ainda vai haver um hiato significativo até que o verdadeiro carro sem motorista seja aprovado pelos reguladores”, disse. “Nós imaginamos que uma aprovação regulatória global vai exigir algo como 10 bilhões de quilômetros. O atual ritmo de aprendizagem da frota é de 5 milhões de quilômetros por dia”.

Pelos dados da Tesla, neste ritmo, serão necessários mais 2 mil dias de testes para cumprir 10 bilhões de quilômetros rodados. Isso é o equivalente a 5 anos e meio.

Para se ter uma ideia, o Google, que lançou o projeto para um carro sem condutor em 2009 e foi um dos pioneiros da maluquice no mundo, possui hoje uma frota de 58 veículos em teste. Eles fizeram, juntos, 273,6 mil quilômetros em agosto, ou 8,8 mil quilômetros por dia. Musk, da Tesla, fala em 5 milhões por dia, ou quase 600 vezes mais que a capacidade da frota do Google.

Por outro lado, isso já é exponencialmente mais do que, nós, humanos, estamos acostumado a dirigir. Ainda segundo o Google, o norte-americano dirige, em média, 19,3 mil quilômetros por ano. “Nossos carros autônomos navegaram o equivalente a 10 anos de condução humana em apenas 31 dias”, dissea companhia. As informações foram dadas no relatório de atividades de agosto da companhia digital.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]