Fazer compras online pode ser uma ótima experiência – ou pode não ter o efeito esperado. O Grupo Carrefour Brasil quer que realmente todos os consumidores tenham uma experiência de compra rápida em qualquer que seja o canal. E, para isso, investiu no modelo de negócios que faltava no Brasil: o e-commerce. A partir de hoje (26), os clientes da rede varejista já podem contar com o Carrefour.com.
Foco no consumidor
O e-commerce do Carrefour não começa com novidades arrasadoras, promoções diferenciadas, volume de produtos, enfim, nada impactante. Mas os executivos da rede garantem que o diferencial está em ter o cliente como foco do negócio efetivamente. “Nossa proposta principal é estreitar o relacionamento com o consumidor. Oferecer para ele mais um canal e, futuramente, integrar este canal com os outros”, diz Francisco Donato, diretor do Carrefour.com.
Ele aponta que, antes de mais nada, o maior diferencial do site está em uma navegação mais fácil. “O cliente não tem tempo a perder, ele quer experiências simples e rápidas”, afirma o diretor do Carrefour.com.
Assim, ao navegar pelo site, o consumidor não encontrará nomes complicados. “Normalmente os sites são desenvolvidos por tipo de produto. Mas o consumidor nem sempre sabe em qual categoria se encaixa um aspirador de pó, por exemplo. Assim, teremos nomes como limpeza, lavanderia, cozinha. A navegação certamente será mais amigável”, completa Donato.
Produtos
A varejista irá oferecer, em um primeiro momento, 12 categorias de produtos divididas nos universos Casa & Família e Eletrônicos, inseridos nas categorias Casa & Decoracao, Tech & Eletrônicos, Saude & Bem-estar e Infantil.
Ou seja, neste primeiro momento o site não comercializará alimentos, que serão inseridos nas próximas etapas de expansão do negócio. Já no final de 2016, a rede promete abranger as categorias de Auto & Ferramenta, Cultura & Lazer, Moda e Petshop. Os alimentos devem ser integrados às operações em 2017.
Também para as próximas etapas da expansão está previsto ampliar o atendimento para todo o país. Por enquanto, o e-commerce atenderá apenas a região sudeste. Os consumidores encontrarão disponível uma gama de 30 mil itens, que devem subir para 200 mil, até o final do ano.
A implantação por etapas ocorre quase quatro anos após a rede ter desistido do e-commerce no Brasil. “Naquela época, faltava uma equipe mais especializada, a tecnologia adequada e maior controle das operações. Desta vez, investimos para que isso fosse solucionado”, aponta Charles Desmartis, CEO do Grupo Carrefour Brasil.
Formatos de loja
O e-commerce era o único formato de loja que faltava nas operações brasileiras do Carrefour. Agora, o país é o primeiro do mundo a ter todos os formatos de negócios. “O Brasil é a segunda maior operação do grupo no mundo. Agora teremos uma oferta completa para as famílias. Investimos em soluções tecnológicas e, acima de tudo, reunimos uma equipe forte de especialistas em e-commerce para oferecer a melhor solução, além de integrar melhor todos os canais”, afirma Desmartis.
A rede não informou os valores investidos na implantação do e-commerce, mas Desmartis garante que foram bastante calculados e aplicados, especialmente, em TI. Além disso, o executivo afirma que a rede continuará apostando no país, apesar da situação econômica complicada. “Nós investimos em lojas físicas, também. E nosso ticket médio subiu, porque o consumidor responde aos nossos investimentos. Assim, vamos continuar nessa linha”, garante o CEO.
Atualizada às 15h38