Pesquisar
Close this search box.
/
/
Capa – Empresas que mais respeitam o consumidor – parte 6

Capa – Empresas que mais respeitam o consumidor – parte 6

Indústria de Calçados

Cliente: o princípio da Alpargatas

A dona das Sandálias Havaianas tem um código com princípios no atendimento ao cliente. De tão sério, foi criado um canal para denunciar qualquer funcionário que vá contra essas normas

cm50

Existem alguns mandamentos que não apenas devem ser seguidos à risca por todos os funcionários da Alpargatas. Com o perdão do trocadilho dessa importante empresa de calçados e que inclui as Havaianas, é algo que não sai do pé de cada um que trabalha na empresa: os Princípios de Conduta e Ética.

Em linhas gerais, trata-se de um extenso documento que define o tratamento do funcionário com o cliente da empresa. ?Os nossos Princípios de Conduta e Ética inspiram e orientam nossas ações. A nossa maneira de agir com todos os públicos com os quais nos relacionamos está explicitada em cada linha desse documento. Nele são abordados temas importantes que fazem parte da condução do nosso dia a dia, com o público interno e externo?, resume o texto.

A importância dada ao cliente, evidenciada por esses princípios, ajudam a entender o motivo que levou a Alpargatas a alcançar o destaque na pesquisa Empresas que mais respeitam o cliente, na categoria Calçados.

Alpaescuta
E a força desse princípio não para por aí. O assunto é levado tão a sério que a empresa criou o Alpaescuta, um canal de comunicação da empresa para que qualquer pessoa possa informar, anonimamente ou não, qualquer ação que não esteja de acordo com os princípios. Além de reclamar no próprio site, é possível acompanhar o andamento da averiguação da denúncia em tempo real.

Alerta contra cópias
As sandálias Havaianas é um bom exemplo de comunicação com o cliente. Nos anos de 1990, a empresa alertou o consumidor quanto a existência de modelos falsos no mercado. Conforme os alertas se repetiam, uma palavra surgiu: fajuta, em contraposição as legítimas. A palavra caiu no gosto popular e foi parar no Aurélio.

 

Indústria Farmacêutica

Genérico só no produto

É quase imediata a associação dos medicamentos genéricos com a Medley. O resultado é uma empresa lembrada por seus remédios a preços competitivos

cm51

Inúmeros são os exemplos em que um produto assume o nome da empresa que o desenvolveu ou popularizou no mercado. É mais ou menos o que acontece com a Medley e a expressão ?medicamento genérico?. Ela é uma das empresas que mais oferecem medicamentos do gênero e, por conta disso, tornou-se uma das maiores empresas do setor em atividade no País.

O genérico ganhou um apelo popular muito forte, principalmente, porque foi associado a preço. E quando o assunto é produto com valor em conta, já é meio caminho andado para o coração do cliente.

De certa forma, o estudo Empresas que mais Respeitam o Consumidor entendeu esse espírito e o resultado ficou claro. A empresa é a líder no segmento Indústria Farmacêutica pela qualidade dos produtos e preços atrativos.

Segredos industriais
O sucesso da empresa com o cliente ?está diretamente relacionado à administração coerente, que valoriza os projetos sociais, e à política de recursos humanos, que se preocupa com o crescimento interno e o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores?, afirma o informativo da empresa presente no site da Medley.

Amplo portfólio
Além da preocupação com questões internas, a empresa ouve o cliente e o resultado é um amplo portfólio de medicamentos. Ao todo, são mais de 135, cada um deles pensado para uma finalidade específica e com preços competitivos. Além disso, dos dez genéricos mais vendidos no País, dez são da Medley.  É a prova de que valor e qualidade podem realmente andar juntos.

 

Jornais

Antigo apenas na idade

O jornal ?O Estado de S.Paulo? surgiu ainda nos tempos da província e chegou ao século 21 com o mesmo respeito do leitor do passado

Poucas publicações traduzem em detalhes aos leitores os acontecimentos no mundo tanto quanto o jornal ?O Estado de S. Paulo?. É assim desde os tempos da sua fundação, em 1875.
Atualmente, é o mais antigo jornal em circulação no estado. A longevidade pode ser medida até mesmo por seu primeiro nome: ?A Província de São Paulo?. Ele acompanhou movimentos sociais, por direitos, políticos e, claro, administrativos.
A empresa cresceu sob a força de um jornalismo clássico e o pulso firme da família Mesquita. Não à toa, o Estadão se destacou no segmento Jornal pela qualidade dos serviços e pela variedade de produtos no estudo Empresas que mais respeitam o consumidor.

O fim do economês
Se muitos leitores hoje falam sobre economia como verdadeiros ministros da Fazenda, é graças ao ?Estado de S.Paulo?. O jornal é uma celebridade no noticiário econômico, pois, diminuiu a distância entre os diálogos internos do Banco Central e o leitor. Um dos expoentes desse jornalismo econômico de linguagem mais simples é o colunista Celso Ming.

Medindo a satisfação
A satisfação do leitor com a empresa é medida pelo Índice de Satisfação dos Assinantes (ISA), que aponta quais as oportunidades de melhorias. ?A partir daí, traçamos planos de ação, tendo como foco o cliente. Destacaria alguns serviços que tem avaliação positiva: pontualidade na entrega domiciliar, eficiência e cordialidade no atendimento, nossos canais eletrônicos de atendimento e o time de suporte digital?, ressalta Alexandre Buarque, diretor de mercado leitor do Grupo Estado.

cm52

 

Lojas de eletrodomés

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]