Indústria de Calçados
Cliente: o princípio da Alpargatas
A dona das Sandálias Havaianas tem um código com princípios no atendimento ao cliente. De tão sério, foi criado um canal para denunciar qualquer funcionário que vá contra essas normas
Existem alguns mandamentos que não apenas devem ser seguidos à risca por todos os funcionários da Alpargatas. Com o perdão do trocadilho dessa importante empresa de calçados e que inclui as Havaianas, é algo que não sai do pé de cada um que trabalha na empresa: os Princípios de Conduta e Ética.
Em linhas gerais, trata-se de um extenso documento que define o tratamento do funcionário com o cliente da empresa. ?Os nossos Princípios de Conduta e Ética inspiram e orientam nossas ações. A nossa maneira de agir com todos os públicos com os quais nos relacionamos está explicitada em cada linha desse documento. Nele são abordados temas importantes que fazem parte da condução do nosso dia a dia, com o público interno e externo?, resume o texto.
A importância dada ao cliente, evidenciada por esses princípios, ajudam a entender o motivo que levou a Alpargatas a alcançar o destaque na pesquisa Empresas que mais respeitam o cliente, na categoria Calçados.
Alpaescuta
E a força desse princípio não para por aí. O assunto é levado tão a sério que a empresa criou o Alpaescuta, um canal de comunicação da empresa para que qualquer pessoa possa informar, anonimamente ou não, qualquer ação que não esteja de acordo com os princípios. Além de reclamar no próprio site, é possível acompanhar o andamento da averiguação da denúncia em tempo real.
Alerta contra cópias
As sandálias Havaianas é um bom exemplo de comunicação com o cliente. Nos anos de 1990, a empresa alertou o consumidor quanto a existência de modelos falsos no mercado. Conforme os alertas se repetiam, uma palavra surgiu: fajuta, em contraposição as legítimas. A palavra caiu no gosto popular e foi parar no Aurélio.
Indústria Farmacêutica
Genérico só no produto
É quase imediata a associação dos medicamentos genéricos com a Medley. O resultado é uma empresa lembrada por seus remédios a preços competitivos
Inúmeros são os exemplos em que um produto assume o nome da empresa que o desenvolveu ou popularizou no mercado. É mais ou menos o que acontece com a Medley e a expressão ?medicamento genérico?. Ela é uma das empresas que mais oferecem medicamentos do gênero e, por conta disso, tornou-se uma das maiores empresas do setor em atividade no País.
O genérico ganhou um apelo popular muito forte, principalmente, porque foi associado a preço. E quando o assunto é produto com valor em conta, já é meio caminho andado para o coração do cliente.
De certa forma, o estudo Empresas que mais Respeitam o Consumidor entendeu esse espírito e o resultado ficou claro. A empresa é a líder no segmento Indústria Farmacêutica pela qualidade dos produtos e preços atrativos.
Segredos industriais
O sucesso da empresa com o cliente ?está diretamente relacionado à administração coerente, que valoriza os projetos sociais, e à política de recursos humanos, que se preocupa com o crescimento interno e o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores?, afirma o informativo da empresa presente no site da Medley.
Amplo portfólio
Além da preocupação com questões internas, a empresa ouve o cliente e o resultado é um amplo portfólio de medicamentos. Ao todo, são mais de 135, cada um deles pensado para uma finalidade específica e com preços competitivos. Além disso, dos dez genéricos mais vendidos no País, dez são da Medley. É a prova de que valor e qualidade podem realmente andar juntos.
Jornais
Antigo apenas na idade
O jornal ?O Estado de S.Paulo? surgiu ainda nos tempos da província e chegou ao século 21 com o mesmo respeito do leitor do passado
Poucas publicações traduzem em detalhes aos leitores os acontecimentos no mundo tanto quanto o jornal ?O Estado de S. Paulo?. É assim desde os tempos da sua fundação, em 1875.
Atualmente, é o mais antigo jornal em circulação no estado. A longevidade pode ser medida até mesmo por seu primeiro nome: ?A Província de São Paulo?. Ele acompanhou movimentos sociais, por direitos, políticos e, claro, administrativos.
A empresa cresceu sob a força de um jornalismo clássico e o pulso firme da família Mesquita. Não à toa, o Estadão se destacou no segmento Jornal pela qualidade dos serviços e pela variedade de produtos no estudo Empresas que mais respeitam o consumidor.
O fim do economês
Se muitos leitores hoje falam sobre economia como verdadeiros ministros da Fazenda, é graças ao ?Estado de S.Paulo?. O jornal é uma celebridade no noticiário econômico, pois, diminuiu a distância entre os diálogos internos do Banco Central e o leitor. Um dos expoentes desse jornalismo econômico de linguagem mais simples é o colunista Celso Ming.
Medindo a satisfação
A satisfação do leitor com a empresa é medida pelo Índice de Satisfação dos Assinantes (ISA), que aponta quais as oportunidades de melhorias. ?A partir daí, traçamos planos de ação, tendo como foco o cliente. Destacaria alguns serviços que tem avaliação positiva: pontualidade na entrega domiciliar, eficiência e cordialidade no atendimento, nossos canais eletrônicos de atendimento e o time de suporte digital?, ressalta Alexandre Buarque, diretor de mercado leitor do Grupo Estado.