Pesquisar
Close this search box.
/
/
Cannes Lions: sobre robôs, códigos e o lugar da grande ideia

Cannes Lions: sobre robôs, códigos e o lugar da grande ideia

Um Festival de Criatividade dedicado a mostrar robôs, discutir inteligência artificial e promover uma disputa entre criativos e programadores (?coders? no original em inglês). Este é o Cannes Lions na versão 2015.

A parte final do Festival foi dedicada ao Lions Innovation, uma programação especial de dois dias, em um espaço criado especialmente para acomodar uma programação voltada para a inovação em diversos aspectos. Um espaço circular, com quatro salas também circulares, sem paredes ? inovação, inspiração, descoberta e experiência. A movimentação intensa tinha a motivação óbvia de fazer a informação circular e despertar atenção para o conteúdo simultâneo. O resultado impressionou. E o balanço geral dessa overdose de conteúdo voltada para o futuro moldado a partir de pesquisas e tecnologias existentes, mostra um mundo onde a forma de pensar e de decidir dos consumidores e cidadãos sofrerá mudanças sensíveis.

O centro dessa mudança é a Inteligência Artificial, termo cunhado em 1956 por John McCarthy, cientista norte-americano. O progresso de sistemas de alta capacidade de processamento, análise e interpretação é acelerado atualmente. As indústrias financeira e de game são as líderes no desenvolvimento de sistemas e serviços baseados em IA. Reconhecimento facial, previsão climática, algoritmos de busca hoje incorporam noções de Inteligência Artificial, que, por sua vez, é a base do ecossistema de Internet das Coisas.

IA2

Uma apresentação notável no programa do Innovations ? ?Será que os marqueteiros precisam realmente se preocupar com a Internet das Coisas? ? por Jamie Conyngham e Andrew Davis, fundadores da Tapit, empresa especializada em soluções baseadas em NFC e visionários digitais, buscou ilustrar como o funcionamento da mente humana, equilibrando as duas formas de pensar ? os Sistemas 1 e 2, conforme pesquisa de Daniel Kahneman ? e o contraste sempre presente na elaboração de estratégias de comunicação: o apelo racional x o apelo emocional. A partir dessa premissa, os dois executivos conduziram a apresentação para o entendimento do processo de decisão: ?a mente humana tem a capacidade de recriar e completar informações com as quais já houve contato e condicionamento prévio?, disse Jamie. Esse tipo de ?comportamento? já é capaz de ser reproduzido por sistemas de IA. Um bom exemplo é o Apple Pay. Segundo Jamie, o sistema da Apple pode ser utilizado de forma muito eficiente em viagens ao exterior, num futuro breve: ?o Apple Pay tem inteligência para escolher sempre a melhor maneira e a melhor tarifa na hora da compra em moeda estrangeira?. Efetivamente, os sistemas de pagamento podem ?aprender? com os hábitos dos consumidores e poupá-los de decisões triviais, como, por exemplo, o lanche após uma sessão de exercício físico. ?Se você estiver fazendo uma trilha de bike, a IA pode detectar que o seu corpo, dada a intensidade, o tempo e a distância percorridos, necessita de reposição de carboidratos ou gorduras ou sais minerais. O sistema então ?encomenda? uma caixinha de barrinhas de cereal que podem ser entregues por drones ao final da trilha?. Desse modo, o usuário simplesmente ?terceiriza? a decisão para a Inteligência Artificial.

IA1

Nesse mundo hiperconectado, drones ocuparão o espaço aéreo, aprimorando a logística de entrega nas grandes cidades. Pequenos depósitos poderão ser criados no topo dos edifícios para agilizar processos de entrega de pequenos volumes.

As Inteligências Artificiais presentes nos dispositivos que formarão o ecossistema de Internet das Coisas irão aliviar os consumidores de suas decisões e tomarão por si a iniciativa de compra. Por onde então, vem a pergunta chave: se as Ias tomam as decisões, como então fazer propaganda para robôs? Entraremos na era do M2M? Vamos dizer que em tese de robôs só podem levar em consideração decisões baseadas em dados. Vamos ter de pensar em ser amigáveis para robôs. Machine friendly. Como dar subsidiários e comparações, para influenciar a decisão das máquinas.

A provocação final deste painel intrigante ficou por conta de um novo serviço sob demanda que agregue toda sorte de oferta: uma espécie de ?Liflix? ou Netflix da vida, uma assinatura para a sua vida, de acordo com seu poder aquisitivo.

A ascensão das IAs representa então o triunfo do código, dos dados sobre a intuição e acriatividade humanas? Essa pergunta, em tom de desafio foi o objeto de outropainel incrível no Lions Innovation: Creativity X Coders. Com direito a gongos e assaltos, 2 especialistas em código e dados e dois defensores da arte e da criatividade inatas defenderam suas posições: marketing x matemática, arte x ciência. A quem pertence o futuro? Gemma Milne, uma auto-definida ?nerd criativa, obcecada por design, tecnologia, inovação e start ups?, que é a ?tecnóloga do laboratório criativo? da Ogilvy, fez uma exposição sensacional sobre a vantagem dos ?coders?. E isso com apenas uma fórmula:   . Essa éa fórmula que norteia a criação de praticamente todos os algoritmos nos quais se baseiam os robôs na internet e os sistemas de IA. E ainda enfatiza como o resultado de uma fórmula pode ser igual (ou igual a nada). Com paixão e ênfase, Gemma pergunta: como algo pode ser igual a nada? Reflitam: a base de toda a criação tem na ciência, ainda que influenciada pela inspiração, a sua resposta e a sua essência. E é pelo código que hoje podemos entender a natureza humana e desenvolver cada vez mais ideias e tecnologias. Não por acaso, hoje os melhores cérebros, comparativamente aqueles que há décadas e séculos faziam da arte sua forma de expressão, encontram hoje nos laboratórios de empresas como Apple, Google e Amazon e em pequenas start-ups disruptivas, o ambiente propício para o exercício da criatividade.

creative-coders2

Nesse novo cenário onde o código e o dado triunfam, qual é o espaço da grande ideia? A polêmica não se encerra, mas se transfigura. O fato é que a figura do ?criativo? que conseguia um ?insight? maravilhoso a partir de uma inspiração obtida no jardim está dando lugar para uma nova classe de criador: aquele capaz de equilibrar arte e ciência, o insight com a matemática, a linguagem com a observação. A grande ideia tem dados em seu cerne. E ela pode ser expressa por um robô.

*Jacques Meir é Diretor de Conhecimento e Plataformas de Conteúdo do Grupo Padrão.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]