Pesquisar
Close this search box.
/
/
Nova geração de candidatos busca chefes melhores

Nova geração de candidatos busca chefes melhores

Pesquisa revela que nova geração de candidatos condena resistência a mudanças, críticas em público e falta de feedback dos chefes

A nova geração de candidatos buscam inspiração em chefes com boa liderança, capacidade de alinhar o time com estratégias da companhia e uma comunicação clara e objetiva.

É o que revela levantamento da Page Outsourcing, consultoria de RPO, programas de talentos (estágio e trainee). De acordo com a pesquisa, realizada em vários países, ajudar os funcionários a desenvolverem seus potenciais e manter uma relação respeitosa apareceram entre as características mais esperadas de um líder.

Segundo a pesquisa, as qualidades mais importantes para as chefias na visão dos candidatos são liderança (60,7%), alinhamento das estratégias do time com os objetivos da companhia (57,8%), boa comunicação (45%), ajuda para desenvolver o potencial dos funcionários (40,9%) e respeito (40,8%).

Principais erros que nunca devem ser cometidos pelos gestores

Os profissionais pesquisados apontaram os três principais erros que nunca devem ser cometidos pelos gestores: resistência a mudanças e não aceitação de outros pontos de vista (48,5%), críticas feitas aos funcionários na frente dos colegas (47,8%) e falta de avaliação e feedbacks (39,3%).

“Falamos muito das competências emocionais para quem está entrando no mercado, buscando promoção ou recolocação, mas os chefes também precisam aperfeiçoar e atualizar essas habilidades”, diz Ricardo Ribas, diretor da PageOutsourcing.

Para Ribas, a relação com o time deve ser conduzida com liderança clara, estratégia e respeito. “As equipes precisam se sentir acolhidas e orientadas para desenvolver seu potencial. Criticar na frente dos colegas e não ouvir opiniões já não são ações toleráveis há tempos, mas infelizmente ainda são pontos relatados por muitos candidatos”, declara Ribas.

O reconhecimento, por sua vez, se traduz para os candidatos por meio de promoção com mais responsabilidades (68%), bônus e aumentos de salário (61,2%) e congratulações no ambiente corporativo (56,6%).

Brasileiro valoriza feedback

Ao comparar as demandas dos profissionais brasileiros com os participantes da pesquisa de outras regiões, os resultados são similares. Pessoas na posição de chefia precisam ter a habilidade de liderança, o que aparece entre as cinco prioridades de todos os grupos.

Já a opinião sobre os erros que nunca devem ser cometidos, mostra que profissionais brasileiros valorizam a avaliação como nenhum outro profissional: 39,3% apontaram este como um dos três principais problemas.

Outro erro grave apontado por brasileiros e candidatos dos demais países são resistência a mudanças e não aceitação de outros pontos de vista.

Já a falta de feedback, um dos principais problemas de gestão apontado por trabalhadores brasileiros, não está listada entre as três principais falhas gerenciais nos demais países participantes do levantamento.

Mercado de transformações rápidas e profundas exige adaptabilidade da liderança

“Vemos que o principal erro, ou a principal falta, citado por candidatos brasileiros e de outros países é justamente o que tem sido exigido nos últimos anos: adaptação a mudanças, valorização dos pontos de vista, de opiniões e de outras formas de solucionar problemas no ambiente profissional. Esse tipo de mentalidade tem menos espaço num mercado de transformações cada vez mais rápidas e profundas, como vimos nesses dois últimos anos”, explica Ribas.

O especialista destaca que a valorização da liderança em todos as regiões é sinal de que as equipes precisam de orientação, mas que a escuta ativa e trabalho verdadeiramente em conjunto também desempenham papel fundamental.


Assine a nossa newsletter e receba as principais notícias da Consumidor Moderno  

+ Notícias

CEO da W Futurismo: saúde e sustentabilidade são as pautas da década 

Fala, CEO: pesquisa mostra quais as expectativas das lideranças do varejo global 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]