/
/
A canção da desigualdade está no fim?

A canção da desigualdade está no fim?

SXSW mostra que quando o assunto é igualdade de gênero, a indústria de música ainda desafina. Até quando?

A indústria da música foi por décadas um segmento dominado por homens. Apesar de progressos recentes, com executivas do sexo feminino comandando algumas gravadoras, uma área permanecia “reservada” para os homens, justamente a responsável pelos Artistas e Repertórios (A&R). O SXSW dispôs-se a discutir qual é o limite da atuação feminina na indústria da música e o seu papel na área de A&R, enfrentando estereótipos ainda remanescentes.

“Mulheres à frente de Artistas e Repertório: ultrapassando os estereótipos”, esse foi o tema do painel no SXSW sobre a evolução das mulheres na indústria da música, que contou com a presença de Alyssa Castiglia, Diretora de Artistas e Repertório (A&R) da Island Records, Kristina Grossman, da Republic Records, Michelle Fantus, Diretora de Criação Sênior da Razor & Tie Music Publishing e Molly Jonke, Diretora de A&R da Atlas Music Publishing.

Alyssa diz que o preconceito que permanece para as mulheres na área de A&R é justamente o emocional. Fantus por outro lado, diz que a confiança em seu trabalho, pelos artistas é muito grande. As artistas femininas confiam muito nessas executivas e os homens sentem-se à vontade. Grossman fala que a paisagem musical atualmente é favorável às mulheres porque há mais oportunidades. Mesmo nas gravadoras e na indústria de entretenimento há mais mulheres executivas.

Castiglia diz que ainda percebe dificuldades, em sua companhia, na Island Records, há apenas dois homens. Por isso, na opinião dela, a mentoria ajuda muito a superar essa barreira, principalmente para facilitar o acesso de mulheres a outras posições na indústria.

Jonke levanta a questão de que modo será possível conciliar a família, filhos e a ascensão na carreira de executiva. Na opinião de Fantus há mais opções para facilitar essa transição e essa combinação. “Mas atualmente estou totalmente focada na minha carreira e nem sequer penso ainda na possibilidade de chegar em casa e cuidar de um filho”. Alyssa considera que seria interessante ter um parceiro que cuide da família enquanto ela trabalha. A flexibilidade no trabalho, home office e plataformas de comunicação digital facilitam um pouco essa situação e acomodação.

Foto de Jacques Meir
Foto de Jacques Meir

“Spotify e Google são empresas sensíveis à essas questões envolvendo a conciliação da vida pessoal e profissional, mas ainda há um grande caminho a ser percorrido não só para mulheres, mas para que os homens possam ter flexibilidade em sua vida profissional”, comentou Jonke.

Comunidade

“Mulheres trabalham bem juntas?”, provoca Jonke. Michelle Fantus e Kristina Grossman diz que não há dúvidas que sim. Mulheres se apoiam, se ajudam, já participam ativamente de premiações e reconhecimentos e são sim, muito próximas, motivando a criação de comunidades. Castiglia diz que essa ideia de “agressividade” associada às mulheres não condiz com a verdade, na medida em que os homens normalmente são eles sim, agressivos. Ela diz que não se deve confundir a paixão com que se envolvem no trabalho com sentimentos negativos.

Sexo afronta?

E como lidar com músicos e canções que encaram a mulher como objeto? Segundo as painelistas, isso faz parte da indústria do entretenimento, deve ser encarado como parte do trabalho, por mais ofensivo que pareça. Uma posição contraditória, no mínimo.

Quais são as mulheres mais admiradas na indústria da música? Algumas delas, citadas no painel foram Judy Garson, mãe, talentosa e grande editora musical, Alessandra Patsavas, uma personalidade impactante, Samantha Cox, muito respeitada por todos os compositores e artistas do segmento. Via de regra, as mulheres mais admiradas são aquelas que mostram como as coisas podem ser feitas e como passam por cima dos estereótipos, conseguindo superar a visão de gênero e prevalecer pela própria competência e talento.

O que as mulheres fazem de diferente com os artistas? Castiglia diz que sua maturidade emocional permite lidar melhor com os artistas. Para Fantus, é possível realmente colaborar melhor com os artistas, dando tranquilidade para que produzam canções melhores. Já para Grossman, ela procura não comparar ou rotular que mulheres têm mais talento que homens. Ela diz que a função é de confiança e que a responsabilidade é grande. Cultivar uma cultura na qual a questão de gênero não seja colocada na mesa. O trabalho precisa ser feito. Na área de A&R o trabalho é feito em conjunto com os artistas, produtores, engenheiros, mixadores, advogados, normalmente funções que são assumidas por homens. Há toda uma mentalidade desenhada para homens e que precisa ser revista. Mas para isso, é necessário encorajar mulheres a fazer parte da indústria.

Estranheza e competência

A grande questão do painel foi a “estranheza” que a presença feminina em algumas áreas causa. A cada nova geração, esse ruído é mais e mais absorvido, tornando natural – como deve ser! – a ascensão profissional das mulheres e sua participação em qualquer função corporativa, de qualquer segmento. A igualdade de gênero é um valor que melhora as chances de uma empresa triunfar e crescer.

Competência vira o jogo da desigualdade. Como definiu Michelle Fantus, no final do painel: “esteja junto com o seu time, faça amigos, mostre que você gosta realmente do negócio. Entregue-se com paixão e encontre novos artistas. Tenha paciência, peça a opinião dos colegas para tomar melhores decisões, entendendo o que leva um músico ao sucesso”.

*Jacques Meir é Diretor Executivo de Conhecimento, Conteúdo e Comunicação do Grupo Padrão. 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]