Pesquisar
Close this search box.
/
/
Campanha “Leis de JÁ QUE” estimula mudança de hábito em relação ao lixo

Campanha “Leis de JÁ QUE” estimula mudança de hábito em relação ao lixo

Projeto lançado por programa de incentivos de atitudes socioambientais e por consultoria especializada em Economia Comportamental nasceu de observação durante a pandemia

Se você, assim como milhões de pessoas ao redor do mundo, também tem passado mais tempo em casa nos últimos meses por conta da pandemia do novo coronavírus, certamente deve ter começado a observar a quantidade de lixo que produz. Foi assim que surgiu a ideia da campanha “Leis de JÁ QUE”, desenvolvida pela fintech SO+MA em parceria com a InBehavior Lab.

A criação da campanha

O mote da campanha é “JÁ QUE o mundo mudou, recicle os seus hábitos também”, e foi criado pro bono pelo publicitário Fernando Campos, da agência Santa Clara, com design desenvolvido pelo Atelier Carta e ilustrações da artista Elaine Pereira. A inspiração, segundo Campos, veio de uma expressão popular que usamos em diversas situações cotidianas: “já que estou fazendo isso, aproveito e faço aquilo também”.

A cientista comportamental e fundadora da SO+MA, Claudia Pires, conta que, no início da pandemia, a empresa recebeu muitas mensagens de pessoas que, ao ficarem mais tempo em casa, perceberam a quantidade de lixo que geram, e queriam aprender como separar e descartar corretamente seus resíduos. “O lixo deixou de ser invisível. As pessoas começaram a se sentir responsáveis por aquilo que antes não viam, os resíduos que elas mesmas estavam gerando. Percebemos essa oportunidade e entendemos ser um ótimo momento para criarmos novos hábitos”, explica.

Campanha incentiva reciclagem e descarte correto do lixo. Foto: Reprodução.

Ela convidou, então, a InBehavior Lab para desenvolver o projeto, que teve a ciência comportamental como base. Juntas, as empresas pensaram em ações que pudessem facilitar as decisões relacionadas à reciclagem e ao descarte correto de resíduos. Primeiro, elas identificaram os entraves ao comportamento correto das pessoas; depois, criaram os chamados “nudges” – pequenos “empurrõezinhos” para ajudá-las a mudar de atitude de forma efetiva e divertida.

Segundo Flávia Ávila, fundadora da InBehavior Lab, a proposta é criar alguns mecanismos para nos ajudar a fazer escolhas mais alinhadas ao que desejamos. “As ciências comportamentais indicam que, em momentos de ruptura, somos obrigados a mudar comportamentos e hábitos. Na pandemia aconteceu justamente isso: não tivemos muita escolha, a não ser mudar. Estamos juntos, tendo que nos acostumar com novas rotinas, novos hábitos. Essa é uma oportunidade para criar gatilhos positivos e, quem sabe, adquirir um novo estilo de vida”, diz.

Empurrõezinhos para criar novos hábitos

A campanha está sendo realizada pelo Instagram e Facebook, com posts de dicas práticas como: “JÁ QUE você está em casa, comece a separar o lixo orgânico do reciclável!”, “JÁ QUE vai ao mercado, dê o exemplo e leve a sua sacola retornável” ou “JÁ QUE vai pedir delivery, separe as embalagens para reciclagem”.

Para cada “Lei de JÁ QUE” foi criado um “empurrãozinho” para ser colocado em um ambiente da casa, ajudando as pessoas a adotarem novas práticas até que elas se tornem um hábito. Jogos no estilo “faça você mesmo”, com informações e dicas sobre reciclagem, também podem ser baixados gratuitamente, fomentando o aprendizado sobre reciclagem por meio de gatilhos comportamentais e do entretenimento.

“A ideia é que esses empurrõezinhos sirvam de inspiração para o público e que este compartilhe a campanha e inspire ainda mais pessoas, viralizando, gerando além do impacto positivo ambiental e na saúde pública, o bem-estar social.”, afirma Flávia.

A campanha também está arrecadando doações para as cooperativas de catadores de materiais recicláveis parceiras do programa SO+MA, que foram afetadas pela pandemia e fazem um trabalho fundamental na Economia Circular. “Fizemos um botão de doação para as pessoas que queiram ajudar quem hoje já trabalha com a reciclagem. Já estamos em 1 semana de campanha e estamos animados. É um valor ainda pequeno, mas promissor. Além disso, temos pessoas que já pediram os adesivos para colocarem nas suas casas. Ou seja, já começamos a perceber que essa é uma demanda do consumidor de querer entender, praticar e perceber qual impacto que pode ser gerado”, conclui Cláudia.


+ Notícias

Como será o mercado da beleza nas próximas décadas?

Energia solar: aliada da retomada dos negócios e da sustentabilidade

Conheça uma iniciativa que combate a fome e incentiva o comércio local


 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]