/
/
Campanha “Leis de JÁ QUE” estimula mudança de hábito em relação ao lixo

Campanha “Leis de JÁ QUE” estimula mudança de hábito em relação ao lixo

Projeto lançado por programa de incentivos de atitudes socioambientais e por consultoria especializada em Economia Comportamental nasceu de observação durante a pandemia

Se você, assim como milhões de pessoas ao redor do mundo, também tem passado mais tempo em casa nos últimos meses por conta da pandemia do novo coronavírus, certamente deve ter começado a observar a quantidade de lixo que produz. Foi assim que surgiu a ideia da campanha “Leis de JÁ QUE”, desenvolvida pela fintech SO+MA em parceria com a InBehavior Lab.

A criação da campanha

O mote da campanha é “JÁ QUE o mundo mudou, recicle os seus hábitos também”, e foi criado pro bono pelo publicitário Fernando Campos, da agência Santa Clara, com design desenvolvido pelo Atelier Carta e ilustrações da artista Elaine Pereira. A inspiração, segundo Campos, veio de uma expressão popular que usamos em diversas situações cotidianas: “já que estou fazendo isso, aproveito e faço aquilo também”.

A cientista comportamental e fundadora da SO+MA, Claudia Pires, conta que, no início da pandemia, a empresa recebeu muitas mensagens de pessoas que, ao ficarem mais tempo em casa, perceberam a quantidade de lixo que geram, e queriam aprender como separar e descartar corretamente seus resíduos. “O lixo deixou de ser invisível. As pessoas começaram a se sentir responsáveis por aquilo que antes não viam, os resíduos que elas mesmas estavam gerando. Percebemos essa oportunidade e entendemos ser um ótimo momento para criarmos novos hábitos”, explica.

Campanha incentiva reciclagem e descarte correto do lixo. Foto: Reprodução.

Ela convidou, então, a InBehavior Lab para desenvolver o projeto, que teve a ciência comportamental como base. Juntas, as empresas pensaram em ações que pudessem facilitar as decisões relacionadas à reciclagem e ao descarte correto de resíduos. Primeiro, elas identificaram os entraves ao comportamento correto das pessoas; depois, criaram os chamados “nudges” – pequenos “empurrõezinhos” para ajudá-las a mudar de atitude de forma efetiva e divertida.

Segundo Flávia Ávila, fundadora da InBehavior Lab, a proposta é criar alguns mecanismos para nos ajudar a fazer escolhas mais alinhadas ao que desejamos. “As ciências comportamentais indicam que, em momentos de ruptura, somos obrigados a mudar comportamentos e hábitos. Na pandemia aconteceu justamente isso: não tivemos muita escolha, a não ser mudar. Estamos juntos, tendo que nos acostumar com novas rotinas, novos hábitos. Essa é uma oportunidade para criar gatilhos positivos e, quem sabe, adquirir um novo estilo de vida”, diz.

Empurrõezinhos para criar novos hábitos

A campanha está sendo realizada pelo Instagram e Facebook, com posts de dicas práticas como: “JÁ QUE você está em casa, comece a separar o lixo orgânico do reciclável!”, “JÁ QUE vai ao mercado, dê o exemplo e leve a sua sacola retornável” ou “JÁ QUE vai pedir delivery, separe as embalagens para reciclagem”.

Para cada “Lei de JÁ QUE” foi criado um “empurrãozinho” para ser colocado em um ambiente da casa, ajudando as pessoas a adotarem novas práticas até que elas se tornem um hábito. Jogos no estilo “faça você mesmo”, com informações e dicas sobre reciclagem, também podem ser baixados gratuitamente, fomentando o aprendizado sobre reciclagem por meio de gatilhos comportamentais e do entretenimento.

“A ideia é que esses empurrõezinhos sirvam de inspiração para o público e que este compartilhe a campanha e inspire ainda mais pessoas, viralizando, gerando além do impacto positivo ambiental e na saúde pública, o bem-estar social.”, afirma Flávia.

A campanha também está arrecadando doações para as cooperativas de catadores de materiais recicláveis parceiras do programa SO+MA, que foram afetadas pela pandemia e fazem um trabalho fundamental na Economia Circular. “Fizemos um botão de doação para as pessoas que queiram ajudar quem hoje já trabalha com a reciclagem. Já estamos em 1 semana de campanha e estamos animados. É um valor ainda pequeno, mas promissor. Além disso, temos pessoas que já pediram os adesivos para colocarem nas suas casas. Ou seja, já começamos a perceber que essa é uma demanda do consumidor de querer entender, praticar e perceber qual impacto que pode ser gerado”, conclui Cláudia.


+ Notícias

Como será o mercado da beleza nas próximas décadas?

Energia solar: aliada da retomada dos negócios e da sustentabilidade

Conheça uma iniciativa que combate a fome e incentiva o comércio local


 

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]