O fluxo de pessoas em lojas registrou queda de 6,4% no primeiro trimestre de 2015, na comparação com o mesmo período do ano passado. Na comparação com fevereiro deste ano, o mês de março registrou decréscimo de 2,5%. A redução foi ainda maior (7,9%), na comparação de março de 2015 com março de 2014.
Os dados são do ICV 30 (Índice de Consumidores do Varejo Mensal) divulgado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) em parceria com a Virtual Gate, empresa especializada no monitoramento de tráfego de pessoas em lojas.
O índice reflete o comportamento do consumidor em relação à economia do País, segundo Eduardo Terra, presidente da SBVC. ?Estamos diante de um cenário de desconfiança geral por parte de quem consome. Isso leva à retração no movimento de compra causada pelo receio de um cenário incerto?, destaca.
Na opinião de Caio Camargo, diretor de relações institucionais da Virtual Gate, se o movimento de 2014 continuar a se repetir, pode haver boas surpresas ainda neste mês. ?Pelo nosso histórico, abril do ano passado registrou crescimento, o que pode acontecer também este ano, se as coisas seguirem como estão?, comenta.
?O ano não começou bem e o cenário econômico segue incerto, o que deixou o mercado cauteloso. Mas precisamos pensar em estratégias que nos rendam resultados positivos, ainda que em médio prazo?, afirma Heloísa Cranchi, diretora geral da Virtual Gate.
O estudo considera a evolução média do fluxo diário de lojas que tiveram contagem entre janeiro de 2014 a março deste ano. Segundo o levantamento, o fluxo de 2015 demonstra seguir a mesma tendência do ano anterior, porém, com redução percentual em todos os meses.
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