Pesquisar
Close this search box.
/
/
Brechó: o velho que virou novo

Brechó: o velho que virou novo

Em meio a crise, lojas de produtos usados crescem com a demanda por itens mais baratos

As roupas que você não usa mais; ou ainda, aquelas que você nunca se quer tirou a etiqueta. Um sapato que não gosta mais ou aquele lenço pendurado no mesmo lugar há meses. Tudo isso pode fazer parte de um negócio que está em faze de crescimento no Brasil: as lojas de usados ou, como são conhecidos, os brechós.

Um levantamento do Sebrae, feito ano passado, mostrou que o número de pequenos negócios ? com faturamento anual de até R$ 3,6 milhões ? no comércio varejista de artigos usados brasileiro cresceu 210% em cinco anos, passando de 3.691, em 2007, para 11.469 em 2012. Do fim de março até o meio de maio de 2015, o segmento cresceu 5%, sendo que a porcentagem mensal média de crescimento de janeiro de 2013 até maio de 2015 foi de apenas 0,7%.

Os brechós movimentam R$ 5 milhões por ano, seja no formato convencional de loja física ou virtual, com as peças oferecidas nas redes sociais.

A popularização do comércio de itens usados é relacionada, também, a uma mudança de cultura. É o que afirma o economista e conselheiro do Conselho Federal de Economia (Cofecon), Paulo Ponzini. Ele recentemente fez parte da comissão julgadora de uma revista que premiou um brechó como destaque no segmento de moda, o que evidencia uma modificação de paradigma. ?Hoje as roupas de segunda mão são higienizadas; antigamente tinham defeitos, hoje não têm tantos?.

Além disso, o consumo consciente leva as pessoas a buscarem alternativas mais sustentáveis. ?A tintura de uma roupa nova consome muita água. As pessoas pensam em fazer uma economia para a sociedade quando comercializam uma roupa de segunda mão?, sustenta.

Esse tipo de negócio colabora, não apenas com a economia, mas com a sustentabilidade também. A partir do momento em que você escolhe vender o que já não utiliza mais, faz com que essa peça não seja descartada. Reutilizar uma peça de roupa, um armário, sapato, carrinho de bebê te ajuda a economizar em momentos de aperto ou ganhar um dinheiro extra.

O comércio de itens usados vai além de roupas e acessórios. ?As entidades financeiras como o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e linhas dos fundos constitucionais já fazem financiamento de equipamentos usados?, conta Ponzini. ?O que não serve para uma indústria, pode servir para outra. Basta que um engenheiro mecânico ateste que a vida útil do equipamento é superior ao período do financiamento?, explica.

O Sebrae disponibiliza informações em seu site para quem quer montar um brechó. Além de dicas, o portal fala sobre o mercado, melhores práticas e especialistas.

Confira abaixo alguns brechós online para você se inspirar nesse velho novo modelo de economia.

O portal Busca Brechó tem uma seleção de brechós online com avaliação de cada um; o Brechó Market é um shopping virtual de brechós do Brasil. Ainda há outros negócios nessa linha como Quase NovoEnjoeiPeguei Bode, Classificados e Etiqueta Única.

Com informações dos portais Sebrae e G1.

Leia mais

Brechós ganham primeiro marketplace na internet

Brechó on-line quer crescer 100% este ano

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]