O hábito de pesquisar preços é o melhor amigo dos consumidores que buscam sempre economizar. A internet, nesse quesito, se tornou um coringa – que é muito utilizado. Uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) comprova essa visão. Segundo os dados coletados em todo o Brasil, 47% dos consumidores com acesso à internet faz pesquisa antes de comprar em uma loja física.
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E não é apenas o preço que entra na mira dos usuários. Além da variação de custos, apontada por 30% dos entrevistados, os detalhes e as características dos produtos ou serviços (12%) e a opinião de outros clientes (5%) também são dados importantes. Apenas 13% dos entrevistados compram em lojas físicas sem fazer qualquer consulta prévia no ambiente online. Outros 40% recorrem à consulta eventualmente, a depender do tipo de produto ou serviço a ser adquirido.
Os canais mais utilizados pelos consumidores são:
– Ferramentas de comparação de preços e de características dos (62%);
– Sites que mensuram o índice de reclamação de determinada marca ou produto (54%);
– Lojas online de grandes varejistas (50%);
– Sites ou aplicativos de marcas concorrentes (35%);
– Redes sociais (23%);
– Blogs especializados (20%).
Os mais procurados
Segundo a pesquisa, os smartphones (59%) são os produtos que mais geram pesquisas eventuais na internet antes de se efetivar a compra na loja física. Em seguida aparecem os eletrodomésticos (54%), eletrônicos (50%) e acessórios para celulares, tablets e computadores (25%). Os livros são citados por 19%, assim como as viagens. Itens de vestuário, calçados e acessórios, como bolsas e cintos têm 17% de menções.
Quando o assunto é comprar pela loja virtual, 23% dos consumidores também têm o hábito de visitar uma loja física. Nesses casos, os itens que os entrevistados mais procuram ver presencialmente são eletrodomésticos (48%), eletrônicos (47%), celulares (44%), vestuários e calçados (25%) e perfumes e cosméticos (18%). No geral, itens que necessitam de uma avaliação presencial antes da compra.
“Cada vez mais os consumidores se utilizam da internet não apenas para adquirir produtos e serviços, mas também para comparar, informar-se e buscar a opinião de outros compradores, pesquisando a reputação das marcas e lojas. Esse processo vem ocorrendo já há algum tempo e já alterou profundamente o equilíbrio de forças entre lojistas e clientes”, afirma o presidente do SPC Brasil Roque Pellizzaro Junior.