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Os brasileiros confiam na Black Friday?

Os brasileiros confiam na Black Friday?

Nos últimos anos, as marcas têm se esforçado para provar ao público que estão oferecendo descontos reais. Estudo da dunnhumby analisa se deu certo

Logo que a Black Friday chegou ao Brasil, o que ficou mais popular por aqui não foram os grandes descontos da data, mas sim a expressão ‘Black Fraude’ – já que as ofertas não pareciam tão reais assim e aconteceram alguns casos de “a metade do dobro”. Nos últimos dois anos, porém, as marcas se esforçaram bastante para reduzir essa imagem do evento e, aparentemente, está dando certo. É o que aponta um estudo da dunnhumby, empresa especializada em ciência do consumidor, feito para entender as intenções e hábitos de compra dos consumidores durante a última sexta-feira de novembro.

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A empresa ouviu mil consumidores durante esse mês e a notícia é boa para as empresas: no geral, a confiança nas promoções aumentou, 43% dos entrevistados acreditam nos descontos contra 28% em 2015. Mesmo assim, 38% dos respondentes ainda não acreditam nos descontos.

Neste ano, a tendência será de aumento do número de pessoas aproveitando as promoções, porém, com menor gasto per capita: apesar de 47% afirmarem que pretendem gastar menos, houve uma queda de 18 pontos percentuais no número de pessoas que dizem que não gastarão nada (21% em 2016 e 39% em 2015).

Nova dinâmica
Segundo o estudo, está confirmada a tese de que os brasileiros estão antecipando as compras de Natal na BF: 59% dos entrevistados dizem que farão isso (um aumento de mais de 20 pontos percentuais em relação a 2015, quando 38% pretendiam antecipar as compras) – e 70% das pessoas declaram que devem gastar até R$500 reais.

O cartão de crédito se mantém como a principal forma de pagamento: 55% pretendem utilizar esse meio; 33% devem usar dinheiro e 12% boleto bancário.

E-commerce na mira
Na visão dos respondentes do levantamento, os preços dos sites e lojas físicas são similares (65%), mas as lojas virtuais saem ganhando: 56% declaram que realizarão suas compras online.

Os itens mais comprados, de acordo com os entrevistados, serão roupas e calçados, cuja intenção de compra subiu mais de 30 pontos percentuais em relação a 2015, alcançando 74%. A categoria de Alimentos está em segundo lugar, com 61% de intenção de compra, em 2016, contra 28% em 2015; seguida de Artigos para a Casa (58%), Bebidas (55%) e Eletroeletrônicos (48%) que, por sua vez, será a categoria mais comprada pela internet (23%).

Com relação às pesquisas, 75% dos brasileiros pretendem consultar preços e ofertas no site das lojas; 53% em sites específicos da Black Friday e apenas 20% em email-marketing. Fora isso, os consumidores apontam que pretendem verificar pelo menos três locais diferentes, porém, concentrando suas compras em apenas um deles.

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