Logo que a Black Friday chegou ao Brasil, o que ficou mais popular por aqui não foram os grandes descontos da data, mas sim a expressão ‘Black Fraude’ – já que as ofertas não pareciam tão reais assim e aconteceram alguns casos de “a metade do dobro”. Nos últimos dois anos, porém, as marcas se esforçaram bastante para reduzir essa imagem do evento e, aparentemente, está dando certo. É o que aponta um estudo da dunnhumby, empresa especializada em ciência do consumidor, feito para entender as intenções e hábitos de compra dos consumidores durante a última sexta-feira de novembro.
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A empresa ouviu mil consumidores durante esse mês e a notícia é boa para as empresas: no geral, a confiança nas promoções aumentou, 43% dos entrevistados acreditam nos descontos contra 28% em 2015. Mesmo assim, 38% dos respondentes ainda não acreditam nos descontos.
Neste ano, a tendência será de aumento do número de pessoas aproveitando as promoções, porém, com menor gasto per capita: apesar de 47% afirmarem que pretendem gastar menos, houve uma queda de 18 pontos percentuais no número de pessoas que dizem que não gastarão nada (21% em 2016 e 39% em 2015).
Nova dinâmica
Segundo o estudo, está confirmada a tese de que os brasileiros estão antecipando as compras de Natal na BF: 59% dos entrevistados dizem que farão isso (um aumento de mais de 20 pontos percentuais em relação a 2015, quando 38% pretendiam antecipar as compras) – e 70% das pessoas declaram que devem gastar até R$500 reais.
O cartão de crédito se mantém como a principal forma de pagamento: 55% pretendem utilizar esse meio; 33% devem usar dinheiro e 12% boleto bancário.
E-commerce na mira
Na visão dos respondentes do levantamento, os preços dos sites e lojas físicas são similares (65%), mas as lojas virtuais saem ganhando: 56% declaram que realizarão suas compras online.
Os itens mais comprados, de acordo com os entrevistados, serão roupas e calçados, cuja intenção de compra subiu mais de 30 pontos percentuais em relação a 2015, alcançando 74%. A categoria de Alimentos está em segundo lugar, com 61% de intenção de compra, em 2016, contra 28% em 2015; seguida de Artigos para a Casa (58%), Bebidas (55%) e Eletroeletrônicos (48%) que, por sua vez, será a categoria mais comprada pela internet (23%).
Com relação às pesquisas, 75% dos brasileiros pretendem consultar preços e ofertas no site das lojas; 53% em sites específicos da Black Friday e apenas 20% em email-marketing. Fora isso, os consumidores apontam que pretendem verificar pelo menos três locais diferentes, porém, concentrando suas compras em apenas um deles.