A leitura de rótulos e embalagens de alimentos é realmente muito importante. É lá que os consumidores encontram informações sobre a composição, qualidade e características do que vai comprar. É no rótulo (mais precisamente na tabela nutricional) que o consumidor vai encontrar quais as quantidades de calorias e nutrientes (gorduras, carboidratos, proteínas) presentes na porção do alimento a ser consumido. E isso ajuda a escolher os produtos mais adequados para cada um, o que garante, antes de mais nada, a saúde de cada um.
Não à toa, as entidades de defesa do consumidor vivem lutando para que as indústrias acrescentem cada vez mais informações às embalagens. As vitórias mais recentes foram a inclusão de avisos sobre a presença de ingredientes alergênicos e lactose nos alimentos.
Mas de nada adianta todas essas informações se as pessoas não lerem os rótulos? Pois a boa notícia é que boa parte dos brasileiros está sim interessada naquilo que compra. Pelo menos é o que diz pesquisa realizada pelo Instituto QualiBest, instituto de pesquisa online, que entrevistou 2358 pessoas para saber se os brasileiros verificam as informações nutricionais dos alimentos que compram.
A grande maioria dos entrevistados, 74%, declarou que sim. Mais do que isso, a maior preocupação dos brasileiros está na presença de sódio e a gordura trans, além de açúcar e calorias. Glúten, proteína e lactose são os menos checados, apesar das dietas da moda envolvendo esses ingredientes.
Confira no infográfico abaixo o que dizem os brasileiros quando o assunto é ler os rótulos.