Dados recentes do IESS – Instituto de Estudos de Saúde Suplementar mostram que as perdas estimadas com fraudes, abusos e desperdícios impactaram negativamente em 12,7% as receitas das operadoras de planos de saúde, em 2022. Esse índice representa um prejuízo estimado entre R$ 30 bilhões e R$ 34 bilhões. Em sintonia com a necessidade de combater essas fraudes, a Bradesco Saúde, operadora de planos de saúde, está mudando a forma como os usuários solicitam reembolsos.
A companhia instituiu, neste ano, o reconhecimento por biometria facial no processo de solicitação de reembolso. A tecnologia garante a proteção do consumidor, reduzindo os riscos relacionados a fraudes e garantindo que apenas o titular da conta tenha acesso às informações seguras. Com a implementação da inteligência artificial, a companhia vem se consolidando como referência na utilização de tecnologias disruptivas, automação e IA no mercado de saúde suplementar.
“Com a ferramenta de IA e automação, estabelecemos critérios ainda mais rígidos para garantir a segurança na cadeia de serviços do beneficiário. Nossa iniciativa pioneira de implementar a biometria facial para a solicitação de reembolsos tornou o processo mais seguro para todos, com importantes ganhos operacionais”, afirma Sylvio Vilardi, diretor da Bradesco Saúde.
Ao realizar a primeira solicitação de reembolso, os usuários são orientados a criar perfis centralizados. O processo inclui a leitura e a validação de documentos pessoais, como RG e CNH. O Bradesco Saúde utiliza uma plataforma de tecnologia avançada para comparar esses documentos à verificação biométrica do usuário, garantindo uma identificação precisa e segura.
Biometria facial associada à IA
A autenticação biométrica é uma peça-chave nesse processo. Ao integrar a leitura biométrica no momento da criação do perfil, a plataforma fortalece as medidas de segurança. A comparação entre a verificação biométrica e os documentos apresentados cria uma camada adicional de proteção, tornando o perfil do usuário mais robusto contra possíveis fraudes. No segundo acesso para solicitação de reembolso, bastará ao beneficiário tirar uma foto que, uma vez certificada, assegurará a continuidade da jornada.
Além disso, com as informações centralizadas em um só ecossistema e a adoção da Inteligência Artificial para prevenção de riscos inerentes à operação, a seguradora ganha eficiência operacional, conectando dados e aumentando a escalabilidade.
Ao adicionar essa camada de proteção, a Bradesco Saúde aumenta a confiabilidade no processo de solicitação de reembolso, garantindo a identidade do beneficiário e mantendo uma experiência intuitiva e conveniente para o usuário.
Essa iniciativa contou com a parceria da empresa idwall, empresa de tecnologia especializada em gestão de identidade all-in-one. A mesma plataforma centralizada de gestão de identidade da idwall já está presente em diversas instituições financeiras do país como tema central de segurança
Agora, em parcerias com operadoras de saúde, a empresa de tecnologia passa a se tornar também especialista na área da saúde suplementar, onde o objetivo é apoiar os clientes não só em suas estratégias de segurança, mas também ajudando a escalar os negócios, trazendo uma operação mais econômica, inteligente, que potencializa os resultados e gera vantagens competitivas.