Vários clientes do Banco Bradesco, uma das maiores instituições financeiras do país, apontaram o “sumiço de valores” no dia 27 de novembro. Na rede social X, antigo Twitter, a perca de dinheiro se tornou um dos temas mais comentados do dia.
Na plataforma, há centenas de relatos de consumidores que afirmam que foram lesados. Alguns perderam quantias significativas e outros tiveram suas contas bancárias zeradas. Teve até quem foi negativado pelo banco.
Um desses consumidores é o desenvolvedor de sistemas e analistas de redes And, que postou o seguinte: “Que absurdo do Bradesco! Minha conta estava zerada ontem e amanheceu ainda zerada! Bradesco, faça algo imediatamente!”.
Reclamações
Responsável por monitorar inconstâncias em seus sistemas online, o site Downdetector registrou muitas reclamações entre os dias 27 e 28 de novembro, quase todas relacionadas a saldo na conta, como mostra o gráfico abaixo:
Nesse tipo de caso, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, mais precisamente em seus artigos 12 e 14, o fornecedor de serviços, no caso o banco, possui responsabilidade objetiva, ou seja, deve responder por prejuízos causados a terceiros independentemente da existência de culpa.
Segundo a advogada e consultora jurídica, Lorrana Gomes, do escritório L Gomes Advogados, para os consumidores lesados resolverem a questão rapidamente, o primeiro passo a ser dado é o contato com a instituição solicitando o reembolso dos valores.
“Caso o saldo não retorne e os números sejam desiguais, é importante buscar ajuda jurídica”, adverte.
No parecer de Lorrana, nesse tipo de situação, dentro do direito do consumidor, normalmente tem-se como base que o ônus da prova cabe ao autor, ou seja, quem entra com o processo.]
“Mas há também no direito do consumidor um processo chamado inversão do ônus da prova, onde, quando há muita dificuldade para que o autor prove a alegação, essa responsabilidade é invertida e o banco precisará provar a quantidade de dinheiro”, explica.
Por fim, para acelerar todo esse processo em um mundo onde usa-se cada vez mais os meios eletrônicos para recebimentos e pagamentos de valores como Pix e cartões é essencial, para o consumidor, armazenar comprovantes de extratos e saldos que comprovem as quantias e transações realizadas na conta.
A assessoria de imprensa do Bradesco informou que a atualização do saldo das contas que tiveram problema foi regularizada no dia 28 de novembro, no período da manhã. “O banco lamenta o transtorno causado aos clientes”.