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Bovespa questiona e Renner nega fusão com Marisa

Bovespa questiona e Renner nega fusão com Marisa

Especulação aventada pela mídia fez ações das empresas dispararem na Bolsa de Valores de SP

Uma notícia publicada e replicada por diversos veículos de imprensa de que a Renner e Marisa estariam ?conversando? sobre uma fusão causou turbulência no mercado financeiro brasileiro. As ações da Marisa na Bolsa de Valores de São Paulo – BM&FBOVESPA – dispararam e chegaram a 16%, terminando a segunda-feira (4) com alta de 9,08%. Já as ações da Renner fecharam o dia com 3,32% de variação positiva.

A Superintendência de Acompanhamento de Empresas da Bovespa exigiu que a Renner prestasse esclarecimentos sobre essa especulação. Em resposta, a varejista protocolou na Comissão de Valores Imobiliários (CVM) um comunicado informando que a hipótese aventada ?não tem procedência na medida em que não há qualquer espécie de negociação entre as referidas empresas?. A Marisa, através de sua assessoria, informou que ?não se pronunciaria a respeito das matérias publicadas?.

Nesta terça-feira (5), depois de o mercado digerir os boatos, as ações da Renner e da Marisa voltaram a cair, -2,09% e -1,03%, respectivamente. Quem se beneficiou das especulações foi a Hering, que teve suas ações valorizadas e atingiu os R$ 23,70, alta de 2,6%. Na segunda-feira, a mesa do banco Credit Suisse chegou a recomendar aos clientes a compra de curto prazo dos papeis da companhia.

Mesmo com as negativas, consultorias e economistas começaram a projetar como ficaria o mercado se a fusão viesse mesmo a acontecer. A conclusão quase geral é que as varejistas se complementariam com uma eventual união, já que a Marisa é mais popular e possui bom posicionamento no Nordeste e a Renner vende a um preço levemente maior e tem atuação marcante no Sudeste do País.

Operacionalmente, nos últimos anos, a Renner apresenta desempenho melhor que o da Marisa, que hoje não abre mão de sua margem de lucro, fator que tem prejudicado suas vendas.

Raio-X

Com 228 lojas Renner, 55 Camicado e 20 Youcom, a Renner S.A. tem 17 marcas próprias e público-alvo em mulheres entre 18 e 39 anos de idade. A empresa tem 23,3 milhões de cartões co-branded emitidos. Registrou, no segundo trimestre, receita líquida de R$ 1,1 bilhão, incremento de 17,3%.

O lucro líquido da Renner chegou a R$ 118,5 milhões no trimestre, apresentando crescimento de 20,9% e fazendo com que a margem líquida alcançasse 10,7%. O EBITDA (Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortizações) atingiu os R$ 248,1 milhões e a margem ficou em 22,3%.

Maior rede de moda feminina do País, a Marisa tem 414 lojas e foi a primeira varejista do setor a atuar no mercado de venda direta. A empresa divulgará seus resultados do 2° trimestre na próxima sexta-feira (8), mas no primeiro trimestre, a receita líquida consolidada chegou aos R$ 697 milhões, crescimento de 11%.

O lucro líquido da Marisa dobrou em relação ao 1° trimestre do ano passado e alcançou os R$ 13,8 milhões, aumento de 57,3%, margem líquida de 2%. O EBITDA cresceu 44,6% e alcançou R$ 103 milhões, margem de 14,8%.

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