A infância é um período de descobertas e experimentações. Nessa fase, é comum que algumas habilidades surjam e, em alguns casos, permaneçam na vida adulta. Nesse momento, muitas pessoas percebem que têm a habilidade de vender. Seja convencendo os pais a comprar um brinquedo, seja negociando trocas entre amigos ou criando produtos artesanais para comercializar, crianças demonstram facilidade em identificar oportunidades e influenciar outras pessoas. Ou seja, já possuem características de um vendedor nato.
O espírito empreendedor, muitas vezes, se manifesta muito cedo, quando a curiosidade, a criatividade e a ousadia levam uma criança a encontrar soluções para problemas ou até mesmo a transformar brincadeiras em negócios.
Essa atitude, quando incentivada, pode se transformar em um grande diferencial para o futuro. E foi na infância que Raphael Mattos iniciou sua jornada no empreendedorismo. Na 2ª temporada do Boteco da CM, o empresário contou que, ainda na escola, notou a semelhança entre os cadernos de seus colegas. Para diferenciar, ele passou a vender etiquetas personalizadas com os nomes dos demais alunos. “O empreendedor nasce com a ideia de resolver o problema de alguém”, frisa.
Empreendedorismo na prática
Segundo Raphael, vender coisas na escola é sua primeira lembrança empreendendo. Hoje, além de autor best-seller, empresário e investidor, ele acumula mais de 1 milhão de seguidores nas redes sociais. Atua como CEO da PremiaPão e é cofundador do Revolução Digital. Além disso, se tornou o maior YouTuber de franquias do Brasil, com mais de 358 mil pessoas inscritas em seu canal.
Antes de atuar no empreendedorismo de forma integral, Raphael passou três anos da sua carreira profissional na consultoria Ernst & Young (EY), auditando empresas como Coca-Cola, Fiat, Fedex Brasil e Burger King. Além disso, já fundou três empresas milionárias. Atualmente o faturamento dessas companhias é superior a R$ 10 milhões. “O empreendedorismo é uma ferramenta para tornar o mundo melhor”, pontua.
Durante o episódio do podcast Boteco da CM, Raphael mostra que empreender não é apenas vender um produto, mas, sim, enxergar possibilidades onde ninguém viu, transformar ideias em soluções e, acima de tudo, acreditar que é possível construir o próprio caminho. Tudo isso pode começar muito antes da vida adulta, quando uma simples brincadeira de vender se torna o primeiro passo de um grande sonho.
O poder da sociedade no empreendedorismo
Empreender é um desafio que exige visão, planejamento e resiliência. No entanto, um fator muitas vezes subestimado no início de um negócio é a escolha de um ou mais sócios. Segundo Raphael, ter uma sociedade bem estruturada pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma empresa.
“Sociedade é o caminho para escalar”, pontua. “Se você quer escalar o seu negócio, vai pensar em um sócio. Seja um sócio que te complementa em uma competência que você tem, ou para investir, ficar mais capitalizado, e crescer o seu empreendimento de forma mais rápida. Sociedade é o caminho, e você precisa aprender fazer”, acrescenta.
Além da complementaridade, a sociedade ajuda a reduzir riscos. Empreender sozinho significa assumir 100% das responsabilidades e desafios, enquanto uma parceria permite dividir investimentos e decisões estratégicas. Isso também gera mais segurança emocional, pois ter alguém para compartilhar as conquistas e dificuldades torna uma jornada menos solitária.
Empreender na sociedade não é apenas sobre dividir responsabilidades, mas sim sobre somar forças para alcançar um propósito comum. Escolher o parceiro certo pode ser o diferencial que fará um negócio de sucesso. “É um passo para levar o negócio ao próximo nível; unimos os interesses. É dividir para multiplicar. É melhor você ter 50% de algo que vale R$ 20 milhões, que 100% de algo que vale R$ 1 milhão”, reforça.
Raphael compartilhou esses e outros insights durante a gravação da 2ª temporada do Boteco da CM. Os detalhes para uma jornada empreendedora de sucesso já estão disponíveis, não perca!