É raro encontrar alguém que não se veja constantemente tentado a verificar seu celular a cada notificação. A conexão digital é quase inevitável. Com isso, as empresas têm mergulhado no universo digital, buscando se aproximar dos consumidores através de todos os meios possíveis. Mas, em um movimento inesperado, a Heineken decidiu seguir na contramão, lançando o “Boring Phone”, um celular com a principal proposta de encorajar as pessoas a se desconectarem e a desfrutarem de interações sociais presenciais.
Esse produto inusitado, fruto de uma colaboração entre a Heineken, a grife Bodega — marca referência em streetwear —, e a agência LePub, foi revelado durante a Semana de Design de Milão, um dos maiores eventos globais de design e inovação. O Boring Phone foi desenvolvido especialmente para aqueles que, como muitos da Geração Z e Y, já começam a adotar práticas de “detox digital”, buscando uma vida menos dependente da tecnologia.
Beatrice Jordão, diretora de comunicação e branding da Heineken Brasil, quer estimular mais conexões reais. “Um dos principais objetivos da Heineken é promover momentos de celebração e conexões reais. Com o Boring Phone, buscamos incentivar o público a vivenciar esses momentos no mundo offline, livre das distrações dos smartphones”, comenta.
Mais conexão na vida real
A ideia de criar um dispositivo que praticamente ignora as conveniências modernas, como o download de mídias sociais ou outros aplicativos, foi impulsionada por uma pesquisa conduzida pela Heineken com jovens nos EUA e no Reino Unido. Os resultados revelaram que 90% dos entrevistados admitiram rolar o feed do celular enquanto estão com amigos ou família, e que em média, checam o telefone sete vezes por noite. Dentre os que verificam redes sociais durante eventos sociais, 32% confessaram que gostariam de conseguir desligar o aparelho nessas ocasiões.
Com o slogan “Menos no seu celular, mais na vida real”, a Heineken espera que o Boring Phone possa servir como um lembrete físico para que as pessoas aproveitem mais os momentos offline. Sem as funcionalidades que distraem os usuários para o mundo online, o aparelho busca resgatar as conexões humanas genuínas em uma era dominada pelas telas. “Queremos que as pessoas se desconectem da tecnologia e desfrutem de interações sociais, abrindo espaço para novas possibilidades”, pontua.
Newtro
O Boring Phone não baixa mídias sociais ou quaisquer outros aplicativos. Produzido pela Human Mobile Devices (HMD), o Boring Phone possui caixa transparente e adesivos holográficos que se inspiram no amor da Geração Z pela tendência Newtro – palavra que combina o “new” ou “novo” com o “retrô”, reinterpretando o vintage nos tempos de hoje. Além disso, apresenta uma tela de 2,8 polegadas, com resolução de 240 x 320 pixels e um painel externo de 1,77 polegada, além de uma câmera integrada VGA de 0,3 MP.
A empresa irá sortear 450 celulares para consumidores maiores de 18 anos de todo o Brasil. Até 6 de setembro, quem tiver interessado pode se inscrever no site da companhia. É necessário ser residente no Brasil e possuir CPF. O resultado será divulgado no dia 17 de setembro, tanto no site quanto por meio de um contato da empresa, utilizando os dados fornecidos na inscrição. Após a notificação, cada sorteado terá 72 horas para apresentar a documentação solicitada. Antes de participar, consulte as condições de participação e premiação.
*Foto: Divulgação/Heineken.