Pesquisar
Close this search box.
/
/
Uma bolsa linda de morrer?

Uma bolsa linda de morrer?

Entenda o motivo do Procon São Paulo ter notificado um e-commerce de bolsa após uma nota de falecimento da fundadora da marca

Contar uma falsa história sobre uma determinada marca não é um recurso muito original no universo da publicidade. Em 2014, o Conar (órgão autorregulador da publicidade no País) recomendou que a marca Dilleto “fizesse alterações em todos os conteúdos sobre a história da marca”. Em outras palavras, a ideia seria interromper a narrativa sobre o fundador da marca, “Nonno Vittorino” – um sujeito que nunca existiu de verdade.

Esta semana, consumidores foram apresentados a outros caso de uma marca que utilizou um storytelling com jeitão de fake e ainda adicionou uma generosa pitada mórbida.

Após denúncias de consumidores, o Procon São Paulo intimou a Triade Empreendimentos em Vendas Digitais, empresa responsável pela marca Netbags, a dar explicações sobre a suposta morte da fundadora da empresa.

Câncer

A história seria a seguinte. A marca, famosa por vender bolsas de luxos a preços acessíveis, publicou um comunicado no site informando a morte da fundadora da marca, Marcilene Fernandes Freitas. Ela teria falecido no dia  14 de fevereiro deste ano, após 5 anos de luta contra o câncer de mama.

“Aos seus 50 anos Dona Marcilene havia prometido aos seus pais, Sr. Aldo e Dona Mariana, que transformaria o mercado de luxo e alto padrão, tornando-o acessível para grande parte da população brasileira. O que não sabíamos é que essa promessa se tornaria uma missão e um grande propósito de vida”, afirma trecho da nota.

A nota é precedida de asterisco que detalha que a história possui elementos de  storytelling, o que não necessariamente significa que a tal morte seria verdadeira ou falsa. Até por conta disso, sequer é possível afirmar se Marcilene existe ou existiu.

Aliás, a nota de falecimento ainda está disponível para leitura. Veja AQUI.

O fato é que a história chegou aos ouvidos do Procon, que acabou notificando a empresa. Agora, a empresa deverá esclarecer o objetivo da peça publicitária e se consumidores reclamaram diretamente com a marca.

“Houve uma tentativa de criar comoção com uma história que não é real que pode ter levado muitas pessoas a decidirem pela compra”, afirma o diretor executivo do Procon-SP, Guilherme Farid.

Para Farid, a prática de contar uma história fictícia para atrair o consumidor é abusiva, além disso a empresa deve dar explicações para outros problemas e questionamentos apontados por consumidores.

Autenticidade dos produtos

Ocorre que um problema poderá resultar em outro para a companhia. Além de contar se a história seria verdadeira ou não, a marca precisará comprar até mesmo a autenticidade dos produtos vendidos no e-commerce da Netbags. O Procon-SP pediu a apresentação de documentos de aquisição junto aos fabricantes nos últimos seis meses.

A Triade deverá informar ainda quem são os representantes legais da empresa. As explicações deverão ser prestadas até o dia 25/4.


+ Notícias

Procon-SP cria selo Empresa Verificada

Lei das Fake News: PL pode mudar relacionamento com o cliente no WhatsApp  

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]