/
/
Boicote é a diferença entre você e o poupador

Boicote é a diferença entre você e o poupador

O brasileiro precisa sair da zona de pensamento na qual poupar é para poucos; é preciso começar, ter disciplina, independentemente do valor

Você é uma daquelas pessoas que acha difícil conjugar o verbo poupar? Promete mudar seus hábitos financeiros, mas percebe logo no começo que já vai desistir desses planos? Pois bem, a psicanalista especialista em psicologia organizacional e do trabalho, Marcia Tolotti, alguns dos segredos de quem poupa.

É preciso entender sobre finanças para poupar?
Marcia Tolotti ? A cultura brasileira valoriza a poupança como investimento. Como isso é popular, as pessoas sabem, de forma geral, como funciona. Tem um ponto importante, a poupança pode ser o ponto de partida para qualquer investimento, mas não é o único. Aos poucos é necessário ler mais sobre o assunto para conseguir fazer escolhas mais rentáveis.

Leia também: Seu comportamento pode ajudar na administração financeira

Qual seria o perfil de quem poupa?
MT ? O perfil é daquela pessoa que não quer passar a vida se boicotando. Por quê? Porque a maioria não está pensando no futuro financeiro, utilizando um pensamento mágico de que ?tudo dará certo?, sem planejamento, sem proteção e sem investir para o envelhecimento. Se negarmos o processo de envelhecimento, negamos a necessidade de nos preparar para isso. E todos podem começar como poupador, guardando e não retirando o dinheiro e, posteriormente, se transformarem em investidores, ou seja, reinvestindo o dinheiro poupado.

Por que é tão comum começar a poupar e desistir no meio do caminho?
MT ? A persistência e a tolerância à frustração são essenciais. O prazer da recompensa não é agora, é no ?só depois?. E em uma sociedade hedonista como a nossa, em que repetimos como mantra ?eu mereço?, ?a vida é agora?, ?quero aproveitar hoje, não sei se estarei aqui amanhã?, é preciso ter um controle emocional muito grande para não saquear a própria poupança e o próprio investimento, na primeira dificuldade ou vontade que aparecer.

Leia também: Teste: superendividamento provoca sofrimento psicológico

Para não se render à tentação e desistir de poupar, o que você sugere?
MT ? Respeito próprio. Como? Se uma pessoa decidiu que quer investir para a sua aposentadoria R por mês e mais R para fazer uma viagem, ela terá que viver com R a menos todos os meses até atingir o montante que estabeleceu. Sem sofrimento, sem boicote e deixando o desejo construído e realizado.

Fonte: Você Faz Acontecer ? Losango.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]