Recentemente, após anunciar o início da sua operação no México, a Blip anunciou também a compra da GUS, empresa mexicana de IA conversacional. A aquisição tem como propósito escalar as operações da companhia brasileira no México e dar início a negócios na Europa, uma vez que a GUS conta com escritório na Espanha também.
Sem valores revelados, a Blip informa que esse passo procura impulsionar os negócios da companhia para novos mercados em 2024. “Nossa expansão internacional é uma resposta muito clara ao sucesso e resultados que temos tido no mercado brasileiro. Muitos clientes que iniciaram a relação conosco no Brasil, já são nossos clientes em outros países também. O mercado mexicano tem um potencial enorme, inclusive com oportunidades de penetração maior de vendas digitais pelo celular. Como o nosso objetivo para os próximos anos é que a operação mexicana da Blip seja um hub de desenvolvimento e atendimento para toda a América Latina, decidimos nos unir com a GUS nessa jornada global”, afirma Roberto Oliveira, CEO e cofundador da Blip.
Atualmente, a GUS atende mais de 100 clientes, entre eles, Cinépolis, Carrefour, Nestlé e Ikea, com sua atuação sendo voltada a impulsionar conversas nos principais aplicativos de mensagem. Fundada em 2015 por Jaime Navarro, Daniel Zenteno e Pablo Estévez, a empresa tem um time de 60 colaboradores, divididos entre México e Espanha, e conta com NLP (processamento de linguagem natural) em espanhol, adicionando ainda mais profundidade nas soluções Blip.
“Estamos orgulhosos em fazer parte da Blip. Começamos em 2015 como uma startup e, agora, ganhamos um parceiro com grande relevância no mercado global , uma empresa disruptiva e líder em inteligência artificial, para escalar nossas operações na América Latina e Europa. Esse anúncio é um passo que faz muito sentido para a GUS como parte de nossa estratégia de crescimento de negócios, sempre focada em oferecer o máximo de valor para nossos investidores e clientes. Estamos entusiasmados com o caminho e os desafios positivos que temos pela frente”, comemora Jaime Navarro, de Madrid, CEO e cofundador da GUS, que se torna a partir de agora Diretor Executivo para a Península Ibérica e América Latina da Blip.
Crescimento orgânico
Após a aquisição, a Bilp afirma que o plano é realizar uma fusão entre as empresas, com uma integração faseada e 100% dos funcionários da companhia mexicana serão incorporados ao time Blip.
“Iremos atender os clientes da GUS em conjunto, com o cuidado de garantir o melhor resultado possível e tratar a integração entre as plataformas como prioridade. Estamos entrando com o pé direito no México e Europa, tendo ao nosso lado um time que conhece com profundidade estes mercados, que tem uma carteira de clientes robusta e uma tecnologia bem desenvolvida”, compartilha Diana González, Head de Desenvolvimento de Negócios da Blip no México.
A estratégia de negócios da Blip tem sido muito bem-sucedida nos últimos anos. A aquisição da GUS só reforça esse sucesso da empresa, que também adquiriu em 2022 a STILINGUE, plataforma pioneira no uso de inteligência artificial no Brasil com foco em monitoramento de conversas nas redes sociais. Além disso, o time de M&As da Blip revela que estão de olho em mais aquisições mirando na expansão global para os EUA e Europa.
“Estamos crescendo organicamente em um ritmo muito forte, com eficiência e rentabilidade. Olhamos para aquisições sob uma ótica estratégica, seja acelerando nossa expansão internacional ou buscando ainda mais profundidade e abrangência em nosso produto. A GUS preenche todos os requisitos para se juntar à família Blip”, diz o Chief Strategy Officer da Blip, Marcelo Hein.